quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Intercâmbio
UFRRJ realiza fórum de Assessorias Internacionais

                                                                                     Por Samara Costa

Representantes de programas de intercâmbio divulgam projetos
Conhecer novas culturas e aprender um idioma estrangeiro é uma das grandes vantagens de fazer um intercâmbio e pensando nisso, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizou, na última terça-feira (17), o I Fórum da Rede de Assessorias Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo divulgar as bolsas disponíveis para alunos da UFRRJ, contando com a participação de representantes de programas de intercâmbio de diversas instituições nacionais e estrangeiras.


Durante uma breve apresentação, a representante da Fulbright e Education USA, Andreza Martins, expôs as bolsas oferecidas aos estudantes para Graduação, Pós-Graduação e Mestrado. "Os EUA oferecem inúmeras bolsas para estudantes brasileiros e custeia os gastos de viagem e hospedagem", informou a representante. "É muito interessante que o estudante faça o intercâmbio para aperfeiçoar o seu inglês, ou até mesmo trabalhar como professor assistente, como é o caso da bolsa para o curso de Letras”, complementa Andreza. Segundo ela, o Brasil é um dos países que mais envia alunos para os Estados Unidos e é o país da América Latina que mais recebe estudantes americanos.


Alunos tiram dúvidas sobre os programas
 
O mesmo acontece com bolsas para intercâmbio na França, conforme enfatizou Thierry Valentin, diretor do CenDoTeC - Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica com o anúncio de crescimento das vagas de intercâmbio. "O programa Eiffel está programando 2.500 vagas para bolsistas na França", conta Valentin.

O evento proporcionou inúmeros esclarecimentos sobre os intercâmbios oferecidos pela UFRRJ e contou com a grande participação de alunos e professores, que fizeram perguntas aos representantes, esclarecendo dúvidas sobre as bolsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário