terça-feira, 26 de abril de 2011

Semana Acadêmica
Sequim 2011 Promove o Ano Internacional da Química

A sexta edição da Semana Acadêmica de Química tem seu segundo dia marcado por palestras e minicursos que debateram dentre diversos temas a utilização da química na agricultura, a química forense, o ensino da Ciência e a Química Verde. 

VI Sequim debate um mundo melhor
Todas as atividades do evento neste ano tem o propósito de discutir o tema do Ano Internacional da Química, que é a “Química por Um Mundo Melhor”, conforme relata a estudante Luana Souza, do 3º período de Química e secretária da Comissão Organizadora da Semana Acadêmica. “Idealizamos a Semana por pensar que é uma necessidade do curso, uma vez que auxilia no direcionamento profissional dos estudantes. Pensamos também em relevar o que está na mídia e sabendo que 2011 é o Ano Internacional da Química, sugerimos como tema da Sequim o mesmo do Ano da Química.” ressalta Luana, que se confessa feliz por retomarem a realização da Semana Acadêmica no curso de Química. “Existe um trabalho muito longo até o acontecimento e tem dado muito certo. Ficamos satisfeitos porque há muito tempo não temos Semana Acadêmica, então isso é algo relativamente novo.” relata Luana.

A Sequim 2011 segue até a sexta-feira (29) e conta com a presença de professores e palestrantes convidados da Rural e de outras instituições de ensino que ministram oficinas, palestras, entre outros. 
Semana Acadêmica
Estudantes de Química discutem um mundo melhor

Teve início nesta segunda (25) a VI Semana Acadêmica de Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizada no Campus Seropédica.
Com o tema 'Química para um mundo melhor'  neste ano o foco do evento é a contribuição do profissional da química para o todo, abordando desde os fundamentos teóricos, até mesmo as aplicações acadêmicas e profissionais.

O evento conta com os seguintes minicursos: 

 - Ressonância Magnética Nuclear - Prof. Victor Rumjaneck (ICE/UFRRJ)
 - Química quântica e carboidratos – Prof. Clarissa ICE/UFRRJ)
 - Obstáculos epistemológicos no ensino de química e outras ciências - Prof. Marcelo
Herbst (ICE/UFRRJ)
 - Química verde - Prof. Áurea (ICE/UFRRJ)
 - Química forense - Prof. Fabíola (IT/UFRRJ)
 - Espectrometria de absorção atômica – Prof. Evelton (ICE/UFRRJ)
 - Técnicas Cromatográficas - Prof. Rosane Nora (ICE/UFRRJ)
 - Modelagem molecular - Prof. Carlos Maurício (ICE/UFRRJ)
Agenda
UFRRJ e USS organizam ENEMP 2011 em outubro

Será realizado entre os dias 23 e 26 de outubro o ENEMP 2011, Congresso Brasileiro de Sistemas Unificados. O evento é uma parceira da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Universidade Severino Sombra (USS), de Vassouras (RJ), que sediará o Congresso.
O ENEMP reúne profissionais, estudantes e docentes das áreas de Engenharia Química, de Alimentos, Agronômica, Mecânica, de Petróleo, Agrícola e Metalúrgica, além da Física, Química e Matemática, promovendo assim a interação, comunicação e divulgação de trabalhos de pesquisa na área de sistemas particulados.
As inscrições serão realizadas via internet a partir do dia 01 de agosto de 2011 e a  submissão de trabalhos, também via internet, poderá ser feita até o dia 30 de junho. Para outras informações acesse http://www.enemp2011.com.br.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mobilidade
Deg Divulga a Lista de Selecionados para Mobilidade Acadêmica


Foi divulgada nesta segunda (18) a lista de selecionados para a Mobilidade Acadêmica Convênio ANDIFES/SANTANDER no segundo período letivo de 2011. Os classificados devem comparecer ao Decanato de Graduação no dia 19/04 no horário de 08h às 17h. Confira a lista no site http://r1.ufrrj.br/graduacao/

quinta-feira, 14 de abril de 2011


Agenda
VI Semana Acadêmica de Química da UFRRJ

Com o tema 'Química para um mundo melhor', a VI Semana Acadêmica de Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) acontece de 25 a 29/4, no campus Seropédica (Rodovia BR-465, Km 7).

Aberto a universitários, pesquisadores, além do público em geral que tenha afinidade com o tema, o evento vai contar com palestrantes da Rural e de outras instituições de ensino. As inscrições, no valor de R$ 40, podem ser feitas, até 20/4, na sala de estudos do Prédio de Química (PQ) e no Restaurante Universitário. 

Mais informações em www.ufrrj.br/eventos2/pdf/2011/seaquim.pdf

quarta-feira, 13 de abril de 2011

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
Refeições estão sendo servidas em novos horários

Entrou em vigor nesta segunda-feira (11) os novos horários de atendimento do Restaurante Universitário. 
Fique atento às mudanças!


Segunda a Quinta
Sexta-feira
Finais de Semana e Feriados
Café
6h30 às 8h
6h30 às 8h
7h às 8h
Almoço
10h40 às 13h30
10h40 às 13h
11h às 12h
Jantar
17h às 19h15
17h às 19h
-

MOBILIDADE ACADÊMICA
Alunos são convocados para fase de entrevistas
A Universidade Rural divulgou a relação dos candidatos habilitados a participarem da entrevista do processo seletivo de Mobilidade Acadêmica ANDIFES/SANTANDER para o segundo período de 2011.
A entrevista para o Campus Seropédica será amanhã (14), às 9h30, no Decanato de Ensino de Graduação (DEG) por ordem de chegada.  No Instituto Multidisplinar (Campus Nova Iguaçu), a entrevista será no dia 15, às 17h, na sala 105 (Multiprogramas – Bloco Administrativo).
Os alunos que não foram habilitados e que desejam realizar a mobilidade (ainda que sem bolsa),devem procurar por Cintia Beatriz, na sala 92 do P1, no DEG. Para isto, é preciso ter integralizado suas disciplinas até o 2º período.
Mobilidade Acadêmica
A Mobilidade Acadêmica permite ao estudante cursar até 20% da carga horária das disciplinas da matriz curricular em outra Instituição de Ensino Superior pública do Brasil, campus ou em outra modalidade (distância/presencial). O programa proporciona o intercâmbio científico, cultural e humano, valorizando a formação do estudante, bem como o enriquecimento do currículo acadêmico e profissional.
Para saber mais sobre a Mobilidade Estudantil, acesse a página http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/home.php?id=Mobilidade
Para acessar o edital completo clique aqui.
Campanha "Meio Ambiente e Escola" encerra evento na UFRRJ

UFRRJ e Embrapa realizam palestras sobre Meio Ambiente
A exposição de projetos de preservação ambiental voltados para a comunidade de Seropédica e região marcaram o último dia do evento que integra a Campanha “Meio Ambiente e Escola”, promovida pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em parceria com a Embrapa. O evento teve inicio na última segunda (11) com palestras, oficinas, dentre outras atividades, que tinham como objetivo a capacitação de educadores ambientais para que estes atuem como multiplicadoras da Campanha.

O principal tema da Campanha é a promoção da sustentabilidade e da qualidade de vida nos espaços da Universidade. A participante Lauane Martorel, estudante do terceiro período de Gestão Ambiental do Instituto Três Rios, revela que já planeja disseminar os conhecimentos adquiridos no evento em seu meio acadêmico e no projeto que integra. “Soube do evento através do grupo Programa de Educação Tutorial que participo e foi produtiva minha vinda. Pretendemos levar os projetos na área da Sustentabilidade para a cidade de Três Rios.”, projeta Lauane.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Professor moçambicano palestra sobre Etnomatemática
Professor apresenta método de Ensino para Matemática
A Universidade Rural recebeu nesta manhã (12) a palestra “Etnomatemática e a formação do professor de matemática”, com Paulus Gerdes, do Centro de Estudos Moçambicanos e de Etnociência e da Universidade Pedagógica, Moçambique. O evento foi realizado no auditório do Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), do Instituto de Agronomia (IA).

Afinal a quê se aplica a Matemática? É através da demonstração do processo de fabricação de entrelaçados de cesteiros e chapéus de palha que o professor Paulus explica com quantas fibras e ângulos se fazem um cesto. Ele destaca ainda que é na realidade da região que estão os verdadeiros estímulos para o ensino.
Cerca de cem estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática e Educação do Campo prestigiaram a atividade. Para Lorymne Souza, do 1º período de Matemática, “aprender é ver a utilidade”. A estudante ressalta que esse tipo de trabalho torna o aprendizado mais interessante.

A atividade foi uma iniciativa do Professor Pedro Carlos Pereira, do Departamento de Matemática/ICE/UFRRJ.
Colaboradora: Monique Lima
AGENDA
Acontece Amanhã (13) a Aula Magna de Direito em Seropédica

Acontece amanhã (13) a Aula Magna e Direito com Nilson Bruno Filho, Defensor Público Geral do Estado do Rio de Janeiro.
O evento ocorre no Auditório Hilton Sales (P1) às 18h30 e é aberto ao público, com organização pelo curso de Direito de Seropédica. 

segunda-feira, 11 de abril de 2011

UFRRJ e Embrapa capacitam educadores ambientais

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, junto com a Embrapa, está promovendo hoje (11) e amanhã (12), das 8h às 17h, a “Campanha Meio Ambiente e a Escola”.

O evento é um curso de capacitação de educadores ambientais para que estas pessoas atuem na multiplicação da Campanha e na promoção da sustentabilidade e da qualidade de vida nos espaços da Universidade.

Segundo a palestrante, a Doutora Valéria Sucena Hammes, pesquisadora da Embrapa, toda organização tem uma função social pelo princípio da sustentabilidade. “As organizações podem desenvolver sua função social pautada na sustentabilidade em apenas um ano, de maneira rápida, não em anos, como acreditam que demoram”, ressalta. Para Valéria, a Universidade tem papel fundamental na disseminação da educação. “É muito importante envolver a Universidade nas ações de cidadania das escolas, pois valoriza a campanha e a comunidade de Seropédica.”

O estudante do 10° período de Física, Wanderson Rosa, está participando do curso e aprova os projetos que acrescentam na formação. “Educação e formação para alunos nunca é demais. Isso ajuda a nós, estudantes de licenciaturas, a conscientizarmos nossos futuros alunos sobre a sociedade e sobre o meio em que eles vivem”, destaca Rosa.

O curso de capacitação está aberto para todos os professores e alunos da UFRRJ.
Confira abaixo a programação da “Campanha Meio Ambiente e a Escola” para esta terça (12):

Dia 12 de abril: Campanha Meio Ambiente e a Escola
8h30 – Campanha Meio Ambiente e a Escola
9h - Programa e projetos pedagógicos de meio ambiente em Seropédica
10h30 – Intervalo: Café com prosa
10h45 – Oficina de programas e projetos
12h – Almoço
13h – Apresentação de resultados
15h – Intervalo
15h15 - Debate e Esclarecimento para construção de atividades de apoio e parceria
17h - Encerramento
Três Rios recebe palestra de Administração nesta segunda (11)

O Instituto Três Rios realiza nesta segunda (11), às 18h30, a palestra "O Administrador e o Mercado de Trabalho".

O evento, que será realizado no Colégio Ruy Barbosa, contará com a presença do Assessor do Conselho Regional de Administração do Estado do Rio de Janeiro (CRA-RJ), Raphael Monteiro, e terá a abordagem de aspectos importantes da carreira do Administrador.
Aula inaugural do Curso Mídias na Educação acontece sexta (15)
O Curso “Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação – nível especialização" realiza aula inaugural nesta sexta (15), a partir das 13h, no Salão Azul, localizado no prédio principal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Voltado especialmente para docentes das redes públicas de educação, o curso é uma ação conjunta do Ministério da Educação, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e de diversas prefeituras, que juntos buscam implementar um trabalho pedagógico com as diferentes mídias (rádio, tv, impresso e internet) nas escolas.
Comunicação Social e Letras realizam Colóquio hoje (11)
Ocorre na noite desta segunda-feira (11) o colóquio com o tema “Comunicação Cidadã e Dimensões da Linguagem”, realizado pelos cursos de Comunicação Social e Letras, da UFRRJ.
O evento acontece às 18h30 no auditório Paulo Freire do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e contará com a participação de professores da casa e convidados. Dentre estes, está o professor Leonardo Custódio, doutor em Comunicação e Cidadania pela Universidade Tampere, na Finlândia.
Mostra dos Alunos de Belas Artes da UFRRJ segue até quinta (14)
A “I Mostra dos Alunos de Belas Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro” segue até esta quinta (14) na Casa de Cultura de Itaguaí.
As exposições tiveram início na última semana com telas e esculturas confeccionadas pelos próprios alunos.
A entrada é franca e as visitas podem ser feitas entre as 09h e às 22h.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Companhia do Latão realiza espetáculo teatral na UFRRJ
A Universidade Rural recebeu no dia 18 de março, no auditório Gustavo Dutra, o espetáculo A Camponesa, ato I da Ópera dos Vivos da Companhia do Latão (SP). Foram apresentadas duas sessões: a primeira, às 18h, com a turma de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UFRRJ/Pronera/Incra; e a segunda, às 20h, destinada a estudantes de cursos variados.
A apresentação integra as atividades do Laboratório Midiático da LEC, componente curricular do Curso que trabalha com filmes, fotografias, internet, teatro, entre outros, visando oferecer instrumentos para possiveis “Leituras Críticas do Mundo”, conforme afirma Paulo Freire.
A proposta inicial desta atividade de teatro foi atingir aos estudantes, professores, monitores e colaboradores da LEC, tendo sido posteriormente ampliada para estudantes de outros cursos interessados em participar, atingindo ao todo cerca de 80 pessoas.
A peça remete à criação da Liga Camponesa de Galileia (PE) em meados da década de 1950 que logo depois se tornou referencia para todo o movimento de luta pela terra e pela reforma agraria naquele contexto. A apresentação da peça complementou a palestra da Professora Luciana Balbino (Premio Margarida Maria Alves – 2009) sobre sua experiencia com o projeto Saberes da Terra na Paraíba e a palestra do educando o poeta João Muniz, concluinte da Pedagogia do Campo da Universidade Federal da Paraiba (UFPB). Articulou-se também com a exibição do filme Cabra Marcado para morrer de Eduardo Coutinho (1983, documentario) que trata da historia de Elizabeth Teixeira, viuva de João Pedro Teixeira, lider da Liga Camponesa de Sapé (PB) e com os conteúdos da disciplina Historia da Educação Popular no Brasil (da LEC/UFRRJ).
A apresentação da peça de teatro foi uma iniciativa da coordenação da LEC em parceria com o Decanato de Ensino de Graduação, com o apoio do Decanato de Assuntos Estudantis e dos técnicos do Anfiteatro Gustavo Dutra.
O Curso de graduação de Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ faz parte do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)/Instituto Nacional de Colonizacao e Reforma Agraria (INCRA) e é voltado para assentados da reforma agrária, indígenas e quilombolas e membros dos movimentos sociais que lutam por terra, teto e reconhecimento de classe, cultura e etnia. Tem duração de 3.540 horas divididas em seis etapas em três anos e é o único curso de graduacao da Universidade que funciona na modalidade da pedagogia da alternância (tempo escola e tempo comunidade). Atualmente, temos 60 estudantes que moram no segundo andar do M1 e frequentam, diariamente, o Restaurante Universitário.
O curso iniciou sua segunda etapa no dia 14 de marco e este tempo escola 2 encerrar-se-á em 07 de maio para desdobrar suas atividades do Tempo Comunidade nas quatro Regionais (Sul Fluminense, Metropolitana, Medio Paraiba e Norte Fluminense) em que se encontram divididos os estudantes.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

I mostra de alunos de Belas Artes
Abertura da I Mostra de Belas Artes da UFRRJ ocorre hoje (07)

 O Curso de Belas Artes da UFRRJ realiza nesta noite (07) a abertura da “I Mostra dos Alunos de Belas Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro”. O evento terá início às 18h na Casa de Cultura de Itaguaí.

A exposição dos trabalhos, confeccionados pelos próprios alunos, continua aberta à visitas até a próxima quinta-feira (14), entre as 09h e às 22h. A entrada é franca.
Colóquio discute a Comunicação Cidadã

Os cursos de Comunicação Social e Letras realizam na próxima segunda (11) um colóquio com o tema “Comunicação Cidadã e Dimensões da Linguagem”.

O evento acontece às 18h30 no auditório Paulo Freire do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e contará com a participação de professores da casa e convidados. Dentre estes está o professor Leonardo Custódio, doutor em Comunicação e Cidadania pela Universidade Tampere, na Finlândia.


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Inscrições para Programa de Mobilidade encerram sexta (08)
Encerra nesta sexta (8) o prazo de inscrição para o Programa Andifes/Santander de mobilidade Acadêmica.
Os alunos regularmente matriculados no primeiro semestre de 2011 na UFRRJ podem concorrer a cinco bolsas, sendo que, três destas são destinadas à ampla concorrência e as outras duas destinadas a alunos de classes populares. Não havendo preenchimento total destas últimas, as vagas serão disponibilizadas para os candidatos de ampla concorrência.
Os estudantes selecionados poderão cursar disciplinas em outras Instituições Federais de Ensino Superior durante o 2º período letivo de 2011, com aproveitamento dos créditos das disciplinas escolhidas pelo discente, e autorizadas pela coordenação do curso. Além disso, eles também terão direito a uma bolsa de R$ 2.500,00, a ser paga em cinco parcelas de R$ 500,00 durante o 2º semestre de 2011 e destinada aos custeios pessoais.
O edital de inscrição pode ser encontrado no site do Deg ou no Quiosque dos alunos. A documentação solicitada deve ser entregue no Decanato de Graduação em envelope lacrado. 

Comunidade realiza Manifestação na ALERJ

Estudantes e funcionários vão à ALERJ contra lixão
A Associação de Docentes da Universidade Rural (ADUR), em parceria com o Movimento Estudantil,  com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintur) e Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR) realizou na última quinta (31) uma nova Manifestação contra a instalação do lixão em Seropédica. Desta vez o cenário escolhido foi a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ). No total quatro ônibus saíram de Seropédica com alunos e servidores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e habitantes da cidade.
Confira a matéria completa no blog seropedicalimpa.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Agenda
Dia 13 de abril de 2011

Aula Magna de Direito com Defensor Público Geral do Estado do Rio de Janeiro, Nilson Bruno Filho

Local: Auditório Hilton Sales (P1)
Horário: 18h30

Estarão presentes compondo a mesa de cerimônia o Magnifico Reitor, Ricardo Motta Miranda, o Coordenador do curso de Direito/Seropédica, Daniel Nunes Pêcego e o Professor Adjunto e defensor público José Danilo Tavares Lobato.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Agenda

Belas Artes Realiza Mostra de Trabalhos nesta quinta (07)


O Curso de Belas Artes realiza a partir desta quinta (07) até o dia 14 de abril a “I Mostra dos Alunos de Belas Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro”.

O evento será realizado na Casa de Cultura de Itaguaí com abertura às 18h, sendo que a partir de sexta (08) as exposições permanecem abertas para todos os públicos das 09h às 22h.

A Mostra está sendo realizada pelos próprios alunos e a entrada é franca.
Agenda
 
Dia 15 de abril de 2011
Aula Inaugural do Curso Lato Sensu “Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação – nível especialização"
Local: Salão Azul (3º piso P1)
Horário: 13h
O referido curso é uma ação conjunta do Ministério da Educação, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da Secretaria de Educação do estado do Rio de Janeiro e diversas prefeituras. O curso está, prioritariamente, voltado para os docentes das redes públicas municipais e estadual e o seu papel de implementadores de um trabalho pedagógico com as diferentes mídias (rádiio, tv, impresso e internet) nas escolas.
 

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ciência Móvel encerra presença na Rural com mais de 2.700 visitantes 

Alunos puderam participar de 18 tipos de atividades diferentes 
Terminaram nesta sexta (01) as atividades do “Ciência Móvel”, projeto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) trazido à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Mais de 2.700 alunos de colégios da região prestigiaram o projeto que leva educação científica e cultural para locais afastados dos grandes centros.

O Ciência Móvel é uma forma diferenciada e prática de ensinar aos alunos a teoria que eles aprendem em sala de aula. São oferecidas 18 atividades que reúnem experimentos interativos, voltados à promoção da saúde, ao meio ambiente, ao fenômeno da vida e à preservação do patrimônio histórico-científico.
A estudante da 7ª série, Vitória Nascimento, participou das atividades e conta o que aprendeu. “Eu achei muito legal o Ciência Móvel. Aprendi várias coisas novas, como o funcionamento dos ouvidos e dos olhos, a ilusão de ótica que confunde as pessoas e como se preservar contra DSTs”, destaca Vitória.
Palestras sobre a origem da vida e preservação sexual
A professora Lana Fonseca, coordenadora do PIBID, ressalta que o evento deu muito certo na Rural. “Foi muito bom trazer o Ciência Móvel para a universidade, pois deu bastante certo. Ele atingiu muitas escolas e tivemos um público muito grande.
Foram diversas atividades que agradaram a todos e deram a oportunidade de vivenciarem experiências sofisticadas que trabalham a educação científica das crianças e adolescentes”, comenta a professora. O “Ciência Móvel” não só proporcionou experiência para os visitantes mas para os estudantes bolsistas do PIBID, conforme explica a professora Lana. “Os bolsistas aprenderam a promover eventos e adquirirem mais responsabilidade com os alunos porque são estudantes de licenciaturas e futuros profissionais da educação”, enfatiza Lana.