quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Calouros 2011-2
Rural oferece duas formas de mudar de curso internamente

Com a abertura do Sistema de Seleção Unificado (SiSu) muitos alunos têm dúvidas com relação às formas de mudar de curso posteriormente à matrícula, uma vez que nem sempre atingem a nota necessária para serem aprovados no curso de sua preferência e posteriormente planejam mudar. Em virtude das muitas dúvidas apresentadas nas mídias sociais elaboramos um resumo das formas de mudança de curso após ingresso na UFRRJ.
Na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro há duas opções para mudanças de curso após estar matriculado que são: a Transferência Interna e a Reopção de Curso. E há ainda uma terceira possibilidade de mudança interna na qual não há mudança de curso e sim de local, modalidade, entre outros.
Transferência Interna
Esta é uma modalidade de transferência que possibilita ao aluno de um curso se candidatar a transferência para outro curso desta Universidade por processo seletivo público com prova cujo conteúdo de referência corresponde ao curso de destino. Para ter direito à transferência é preciso ter cursado com aproveitamento, no mínimo, 70% da carga horária prevista para o 1º e 2º períodos do curso de origem; ter tempo suficiente para concluir o curso de destino; e ter optado por um curso de destino que pertença à área de conhecimento do curso de origem conforme anexo da deliberação CEPE 06/2011.
Reopção de Curso
Consiste na mudança de curso de graduação na UFRRJ sem restrição de área do conhecimento. Para solicitar a reopção é necessário que o candidato tenha Coeficiente de Rendimento (CR) superior à cinco e que tenha cursado 50% dos créditos previstos na matriz curricular em cada um dos período letivos cursados. Não é admitido que o mesmo apresente situação acadêmica de abandono ou reprovação por frequência  em disciplinas no histórico escolar.
Movimentação Interna
Este é um meio pelo qual não há mudança de curso, mas mudança de turno, campus, habilidade ou modalidade (presencial ou à distância) para um mesmo curso de graduação da UFRRJ.
A Movimentação pode ser requerida a partir do segundo período do curso e o requerimento deve ser dirigido à Pró-reitoria de Graduação,  acompanhado de justificativa comprovada, sendo que seu deferimento dependerá da existência de vaga e do parecer da Coordenação do Curso de destino.
É importante ressaltar que as outras duas  modalidades também dependem da disponibilidade de vagas ociosas nos cursos de graduação.
Informações complementares sobre os dois processos você encontra na página da graduação, no endereço eletrônico: http://r1.ufrrj.br/graduacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário