quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Fórum de coordenadores debate a graduação da UFRRJ

A Pró-reitoria de Graduação realizou nesta quarta (15) a primeira reunião do Fórum de Coordenadores de 2012. No encontro, coordenado pela Pró-reitora de Graduação, Nidia Majerowicz, estiveram também presentes diversos integrantes da equipe da Prograd, membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e os coordenadores de diversos cursos da UFRRJ, dos seus três campi. “Este é um espaço para trocarmos experiências, construirmos políticas para a graduação mais eficientes, é um espaço para aprendermos também novas metodologias, como os grupos de trabalhos que lidam com temas específicos da graduação”, destacou Nidia.
Pró-reitora de Graduação, Nidia
Majerowicz inicia o encontro
Durante a reunião foram apresentados e debatidos com coordenadores temas como: o ingresso dos novos estudantes, a distribuição das salas pelos Institutos da Universidade, a importância do trabalho dos coordenadores juntamente com os técnicos administrativos, o módulo acadêmico e suas funcionalidades, entre outros. O diretor do Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral, Leonardo Torres, fez a demonstração de novos recursos disponíveis no módulo acadêmico e salientou que os coordenadores precisam estar sempre interados das mudanças no sistema, inclusive para ajudar os alunos. “Há dez anos a situação era diferente, tudo era feito no papel, em períodos de matrículas os coordenadores não podiam tirar férias. Às vezes há pessoas que assumem a coordenação e não tem noção do mapa de matrícula ou do calendário acadêmico. Quem está neste cargo tem que estar interado das ferramentas de trabalho. Em função disto nós vamos agendar capacitações para o início do período para coordenadores e técnicos”, explica Torres. A coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, Lucielen Oliveira dos Santos, também destacou a importância de estar bem informada. “Saber sobre as modificações no módulo acadêmico acerca das estatísticas de abandono, colação de grau, trancamento de fluxo semestral, etc, são muito importantes, pois o coordenador consegue acompanhar o andamento do seu curso”.
Coordenadores são informados sobre módulo acadêmico
O coordenador do curso de Sistemas de Informação destaca a importância do espaço que o fórum propicia. “Nestes encontros nós podemos interagir, trocar experiências e encontrar soluções conjuntas aos vários problemas do curso de graduação”, ressalta Teixeira.
No início dos períodos os coordenadores têm um desafio a mais, recepcionar e instruir tanto os alunos mais antigos quanto os novos. “No início do semestre temos que receber os alunos apresentando as características de cada curso e com isso devemos motivá-los para iniciar seus estudos naquele curso, além de informar a Prograd dos alunos desistentes”, lembra Lucielen.
O Fórum de coordenadores costuma ter uma reunião por mês, conforme a demanda dos assuntos a serem debatidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário