terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Quiosque do Aluno: saiba o que é e como usar

Por Carolina Vaz

Quando um calouro ingressa na UFRRJ, uma das expressões que ele mais ouve é “Quiosque do Aluno”. Mas onde fica esse Quiosque? Quiosque é um portal, online, onde o aluno tem acesso a seus dados como estudante como notas, arquivos e grades de horários. Confira como usar e as seções mais importantes.
Como usar?
Na página da Rural, você encontra no canto inferior direito o Quiosque do Aluno. O estudante acessa o seu Quiosque com seu número de matrícula e a senha, que num primeiro momento é seu CPF, mas que ele pode mudar em Opções. Quando o Quiosque “abre”, ele recebe informativos como eventos da Rural, que aparecem também em Destaques. Também podem ser acessadas vagas de estágio na Rural e links importantes tanto para páginas da Universidade quanto para outros portais acadêmicos.
Pré-Matrícula
Em início de período, o Quiosque é usado para alunos antigos realizarem sua pré-matrícula nas disciplinas da universidade.
Histórico
O Histórico Escolar mostra todas as suas notas dos períodos anteriores, tais como créditos solicitados, obtidos, acumulados e os Coeficientes de Rendimento (C.R.), que são as notas finais de cada período e o acumulado.
Horários
É onde você confere sua grade de horários atual, com nome das disciplinas, horários, e nome dos professores.
Notas
Na seção das Notas, você pode conferir suas notas do período, enviadas pelos professores.
Arquivos
Uma das seções mais importantes, e provavelmente a mais acessada pelos alunos, é a seção de ARQUIVOS, onde estão os documentos enviados por professores e monitores, como textos para leitura e trabalhos.
Curso
Em Curso, você confere informações do seu curso, como o CR médio, o número total de créditos e toda a grade curricular de seu curso, com marcações quanto à sua situação em cada disciplina. Também pode conferir a sua situação em relação à grade curricular: quantos créditos e horas foram cursados e quantos faltam, sejam de disciplinas obrigatórias, optativas e atividades complementares.
Os números de matrícula que dão direito ao acesso serão repassados pelos coordenadores de curso nos primeiros dias de aula, por isso é importante que você compareça na Semana de Recepção de calouros, que inicia no dia 05 de março, conforme a programação disponível no site: http://r1.ufrrj.br/graduacao/calouros_2012/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário