quarta-feira, 23 de maio de 2012

Semana Acadêmica traz palestra sobre Parapsicologia

Por Carolina Vaz

No segundo dia de programação, ontem (22) a I Semana Acadêmica de Psicologia trouxe o palestrante Márcio Pontes, para falar sobre Parapsicologia. Desde o início da palestra, Pontes alertou que a parapsicologia é um termo de pouca credibilidade no campo da psicologia, pois é acusada de misturar ciência e religião. Por esse motivo, o tema é hoje chamado, mais comumente, de “psicobiofísica”.
Estudantes de vários cursos acompanharam palestra sobre parapsicologia
Pontes, porém, não concorda com o julgamento de que a parapsicologia mistura ciência e religião. Segundo ele, a própria psicologia, como o estudo da mente humana, deve juntar o estudo do cérebro, em um aspecto físico, e o elemento psíquico do sujeito. Como uma prática que deve levar o paciente ao autoconhecimento, faz-se necessário o uso do elemento espiritual, no qual consiste o método.
Inconsciente Coletivo
Numa palestra descontraída, o psicólogo, que conviveu com os médiuns Chico Xavier e Zé Arigó, relacionou os estudos da parapsicologia com importantes nomes da psicologia tradicional, como Freud e Jung. Helina Sugahara, estudante de psicologia do 4º período, contou que não esperava que o palestrante envolvesse religião, mas que a palestra fez mais sentido quando Pontes citou o psiquiatra suíço Jung. Márcio Pontes explicou que todo ser humano possui o consciente, do presente momentâneo, o subconsciente, de um passado que podemos ser capazes de lembrar, e o inconsciente, de passado tão longínquo que, ao ser acessado, podem-se atingir vidas passadas. Segundo Pontes, existe o inconsciente coletivo. No inconsciente de cada um, há também o inconsciente coletivo, de todas as outras pessoas. Segundo ele, quando um indivíduo interioriza algo tão profundamente que isso chega ao inconsciente, chega ao inconsciente coletivo. “Aquele seu problema passa a ser o problema das outras sete bilhões de pessoas do mundo”,  explica.
De acordo com o palestrante, a partir  desse princípio são encontradas as soluções dos problemas das pessoas, tanto segundo uma fé religiosa como também, por exemplo, pela lei da atração, hoje conhecida mundialmente através da obra “O Segredo”. Por esse e outros aspectos, a parapsicologia não é necessariamente ligada a religiões, mas sim ao espiritualismo.
Saiba Mais
Pontes leciona cursos de Controle Mental, na Faculdade Simonsen do Rio de Janeiro, e dá palestras sobre psicologia do desenvolvimento, parapsicologia e auto-ajuda. Para saber mais sobre parapsicologia, acesse o site recomendado por Márcio Pontes http://www.psicenter.psc.br/ e seu blogue, http://www.marciopsi.blogspot.com.br/.
I Semana Acadêmica de Psicologia
A I Semana Acadêmica de Psicologia iniciou na segunda-feira (21), e acontece até quinta-feira (24), sempre durante a manhã e a tarde, no Auditório Paulo Freire, instituto ICHS, no campus Seropédica. Para conferir a Programação, acesse o blogue oficial do evento:  http://psicologiaufrrj.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário