sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Mini curso de Filosofia do Filme com Josef Früchtl

Por Mariana Ribeiro

O Departamento de Filosofia realizará nos dias 29 e 30, no auditório Hilton Sales, no pavilhão Central,  o mini-curso gratuito sobre “Filosofia do filme”.

O evento ocontecerá entre às 13h e 17h e tem o intuito de apresentar a teoria de Josef Früchtl sobre Filosofia do filme em dois momentos. A primeira que relaciona subjetividade, modernidade e três gêneros de filmes e a segunda que relaciona a experiência estética com a confiança.

Josef Früchtl: considerado parte da terceira geração
 da Escola de Frankfurt
Früchtl é considerado parte da terceira geração da Escola de Frankfurt. É autor, além de muitos artigos publicados em jornais, revistas, periódicos e livros, de duas obras dedicadas à Filosofia do filme: O Eu impertinente. Uma história heróica da modernidade e seu mais recente livro intitulado Confiança no Mundo. Atualmente, Früchtl é professor da Faculdade de Filosofia e Artes da Universidade de Amsterdã, na Holanda.

O mini-curso também contará com a presença de Carla Damião, da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde é a responsável pela disciplina de Estética. Além de ter experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: Walter Benjamin, estética, filosofia e literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário