sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Matrícula para 5ª chamada tem data definida

A PROGRAD tornou pública a data de convocação para a matrícula da 5ª chamada da Lista de Espera/SiSU 2013-2.

Nesta etapa, os candidatos serão convocados em 10 vezes o número de vagas remanescentes de cada curso. O processo será feito exclusivamente no campus Seropédica. A distribuição de senhas vai de 11h às 13h.


É importante atentar para o fato da chamada obedecer à ordem da classificação na lista de espera. Veja mais informações na página da Graduação.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Belas Artes: Onde até a pele vira tela

Por Mariana Ribeiro

Quando se fala em tatuador o que logo vem a cabeça é a imagem de um cara todo tatuado e usando alargador nas orelhas, mas com um rosto totalmente diferente do que imaginamos, Newton Chambarelli deu uma mostra de seu grande talento na última terça (27), na III Semana Acadêmica de Belas Artes.
From Hell foi o estilo escolhido por Ludmilla
para sua tatuagem

Chambarelli é formado em Design Gráfico, começou sua carreira como designer e ilustrador e hoje atua no mercado como tatuador. Sua trajetória é marcada por diversos trabalhos publicitários como logos de lojas, capas de CD's, rótulos entre outros. Ele utiliza mesa digitalizadora (tablet) desde 2001, quando a prática de ilustrar usando um tablet era pouco difundida no Brasil.

Na palestra ele mostrou que seu estilo está ligado nas temáticas fantásticas e medievais, mas afirmou que não se prende somente a isso e faz qualquer tipo de ilustração, de portraits hiperrealistas até cartuns e tribais.

Em uma conversa super descontraída, o tatuador apresentou alguns de seus trabalhos, deu dicas e contou histórias que envolvem a relação das pessoas na escolha da tatuagem. Ao final da palestra Chambarelli perguntou quem queria ser tatuado ao vivo o que deixou muitos entusiasmados mas somente uma pessoa ganhou.

A tela da noite foi a pele da aluna Ludmilla Duarte do quinto período de Belas Artes. A estudante descreveu como ela imaginava sua tattoo e na hora o desenho foi criado. A execução da tatuagem aconteceu no Prédio Principal da UFRRJ, na sala multimídia e atraiu olhares curiosos e opiniões diferentes.

A tatuagem que tinha como estilo "From Hell" durou uma hora e meia. Seu processo foi todo gravado e estará disponível em breve.

Confira toda execução da tatuagem aqui.

VIII Sarau Cultural

Hoje (29), a Sala de Cultura realiza a oitava edição do Sarau Cultural. Dessa vez, o evento é dedicado às comemorações do Dia da Visibilidade Lésbica, criado em 1996, ano do 1º Seminário Nacional de Lésbicas.

O Sarau começa às 22h, na Sala de Cultura, que fica no hall do alojamento masculino. Confira a página do evento no Facebook.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Qual é a função do artista?

por Lucas Lacerda


Essa foi a questão que o aluno Gildásio levantou durante sua fala, na Mesa de Comunicação, parte das atividades do segundo dia da III Semana Acadêmica de Belas Artes. O estudante apresentou o tema “A simbologia e a função artística da Cerâmica Marajoara”.

As atividades, iniciadas ontem (27) às 10h no auditório Hilton Salles, abordaram aspectos da arte ligados ao resgate da cultura nativa do Brasil, às técnicas e preocupações da conservação de obras e à concepção e desenvolvimento de metodologias de ensino da arte na educação básica.

Cerâmica Marajoara: a necessidade de mais estudos 
Sobre a arte da cerâmica Marajoara, Gildásio demonstrou a complexidade e os requintes presentes em alguns artigos, demonstrados em projeção. Segundo o graduando, os grafismos na cerâmica simbolizam a hierarquia presente nas sociedades, marcas de clãs ou assuntos sagrados, como mitos de criação.
Ao fim de sua fala, o estudante de Belas Artes advertiu, respondendo também ao questionamento feito no início do evento:

- Mais pessoas precisam se debruçar sobre os estudos que tratam das artes indígenas brasileiras. A função do artista é construir e perpetuar as histórias das culturas, que estão sendo esquecidas. Eles anseiam por contar, nós é que não estamos sabendo buscar. Quero ser reconhecido historicamente como alguémque ousou estudar os recortes pouco ou nada estudados – disse, após mencionar um achado arqueológico contendo escrita cuneiforme em Sete Cidades, no Piauí. Gildásio criticou a ausência de estudos sobre o caso, tão importante quanto as artes européias, predominantes no ensino superior.

Em seguida, Jéssica Gomes, do 7º período, discorreu sobre os diversos agentes que podem deteriorar uma obra de arte, sendo físicos, químicos, biológicos e da própria ação humana. Jéssica, que faz parte da equipe do Centro de Memória da UFRRJ, também orientou sobre as melhores maneiras de conservar objetos. A conservação preventiva diz respeito ao armazenamento e às condições de transporte, por exemplo. Já a maneira curativa consiste em inserir agentes químicos numa escultura de madeira, por exemplo, para impedir ação de microorganismos.

Por fim, a discente falou sobre a restauração de uma obra, processo de ação direta, que deve ser feito com muita precisão, para não haver alteração do trabalho original do artista:

 - Assim como os materiais que a gente usa. É importante usar luvas, já que a mão é um grande transmissor de gordura, observar a composição química, a quantidade de pigmento. – afirmou a estudante, que mencionou o caso da pintura “Ecce Homo”, de Elias García Martinez, artista do século XIX, que acabou danificada após tentativa de restauração por uma idosa.

Arte-Educação

Ludmila Duarte e as novas abordagens para as Artes
Ludmila Duarte, bolsista do PIBID, apresentou uma vontade de reformular o modelo de ensino de Artes, e possíveis caminhos para esse propósito. A aluna relatou para os presentes a experiência de trabalhar com literatura de cordel e xilogravuras, símbolos de cultura popular muito bem recebidas pelos alunos. Fabiano Lage, do 4º período e iniciante no PIBID, endossou a fala de Luana:

 - A idéia é pegar uma cultura brasileira de anos atrás e trazer para a realidade deles – afirmou Fabiano, que pretende levar o trabalho para além de técnicas de animação. – Quero fazer algo específico, como técnicas de roteiro, que possa ser exibido aqui e fora.

Por fim, outro grupo de alunos do PIBID Belas Artes mostrou as etapas de produção e exibiu os resultados de oficinas realizadas com alunos do CAIC, sob o tema “Arte na Educação Básica: a Animação como Ferramenta Didática”. Os alunos da educação básica foram orientados pelos bolsistas, e conheceram todo o processo de criação de uma animação. Desde roteiro e storyboard, até a sonoplastia.

“São dois meses para um vídeo de dois minutos, dá muito trabalho.” – reconheceu Fernanda Attianezi,bolsista do PIBID e aluna do 9º período. Para uma das produções, foi utilizado o MUAN, um software desenvolvido pelo Anima Mundi para fins educacionais. Os alunos avaliaram positivamente as oficinas, já que sempre havia alunos interessados e muito dispostos a participar.

A III SABA segue até sexta-feira. Confira a programação atualizada no Blog do Diretório.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

As memórias dos anos de chumbo

Por Lucas Lacerda


A mãe, Charo (Natalia Oreiro), o protagonista Juan/Ernesto (Teo Gutiérrez Moreno) e o pai, Horacio (Cesar Troncoso)

O cinema sobre as Ditaduras sempre remete a corredores frios, morte e torturas desumanas. Remete também, de acordo com “Infância Clandestina”, a uma vida de troca de identidade, exclusão do mundo social, e toda uma experiência atravessada pelo medo, pela insegurança e a tensão presentes nesse período.

Clarice, 25, ajuda a organizar a Mostra no Rio
No último dia 22, o filme chegou à UFRRJ em parceria do Grupo Imago e da segunda edição da Mostra Cinema Pela Verdade, representada pela aluna de Ciências Socias da UFRJ Clarice Green:

 - Acho muito legal o apoio pra vir até aqui, porque existe a vontade de levar a Mostra para o interior, mas é difícil. – afirmou Clarice, que também estuda Cinema na Escola de Cinema Darci Ribeiro.

A produção de 2012, de Benjamin Ávila, que conta uma versão romanceada de sua vivência durante o período 1976-79, reproduz esse cenário e as experiências, e chegou próximo de 200 mil espectadores na Argentina, e cerca de 30 mil no Brasil.

A Mostra Cinema Pela Verdade passou, em 2012, por 90 Universidades, e realizou 189 debates. Na Rural, os convidados para o bate papo foram Marcelo Müller, escritor do roteiro junto a Benjamin Ávila, e a professora da casa Lucília Lino Augusto de Paula, do DTPE/IE, pesquisadora do Movimento Estudantil na UFRRJ.

Após a exibição, o debate passou pelas violentas ações dos órgãos repressores na Argentina, do extermínio de grupos de resistência armada como os montoneros, do qual os pais do protagonista faziam parte. Müller apontou a soma de aproximadamente 500 crianças sequestradas durante a ditadura, e as cerca de 400 que ainda são procuradas.

Um ponto que despertou interesse foi o uso da animação para retratar as partes mais violentas da história, como a troca de tiros no início do filme, e o sequestro do menino Juan ao final:

 -  A comunicação emocional com o público sempre foi a intenção, aciona a memória emocional das pessoas. – declarou Müller, que destacou também a dificuldade de avaliar as questões da época com olhos atuais, e de contar a história através do filme sem julgar os personagens.

A profª. Lucília Augusto e o escritor Marcelo Müller: a repressão e o cinema
Lucília Augusto trouxe a interpretação da “individualidade e do coletivo”, sempre presentes na trama. De acordo com a professora, Juan é uma criança de espontaneidade e afetividade sempre tolhidas pela dupla identidade e pela família vivendo em função de um ideal, no meio de uma guerra.

Müller, também esclareceu os presentes sobre a introdução do carismático personagem “tio Beto”, que não fez parte da vida do diretor Benjamin Ávila:

  - Tio Beto nunca existiu, a convivência doméstica era pesada, complicada. E por querermos contar uma história de pessoas vivendo, se relacionando, era necessário ter um personagem para dar leveza. Tio Beto é o mentor que dá direcionamento ao herói. – contou o escritor, que também admitiu dificuldade no mercado nacional para espaço de filmes dessa natureza, que estão num meio-termo entre o artístico e o comercial.

A mestranda Maria Silva, presente na exibição e na conversa, expôs suas impressões sobre o filme, onde mencionou a questão de procurar pessoas ou saber do seu destino. De acordo com Maria, “trabalhar os rastros da memória é procurar os pedacinhos que a gente vai ter que catar.”


A Mostra Cinema Pela Verdade exibiu também no dia 22 a produção "Marighella", e chega à UFRJ amanhã (27), com o filme “Eu me lembro”, de Luiz Fernando Lobo, para continuar o trabalho bem-sucedido iniciado em 2012. 

Escritos de Marighella

Por Lucas Lacerda

O professor Muniz Gonçalves Ferreira, do departamento de História da UFRRJ, estará no ICHS amanhã, 27 de agosto, para debate e lançamento do livro “Escritos de Marighella no PCB”. O professor Muniz é co-autor da obra, ao lado de Milton Pinheiro.

O evento acontece no auditório Paulo Freire (ICHS), às 18h.

Entre e sente-se no divã

Por Phelype Gonçalves

O auditório Paulo Freire do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) vai sediar o VII Seminário Interfaces da Psicologia e o I Seminário Interfaces Internacional da Psicologia, ambos da UFRRJ.

Organizado pelo Departamento de Psicologia (DEPSI) da Instituição, o evento acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de setembro, com início às 9h e encerramento às 18h. Além disso, serão 21 docentes, da casa e de outras universidades — como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) —, discutindo diversos tópicos relacionados à psicologia e sociedade.

Para se inscrever, os interessados devem entrar no site do evento e clicar na aba “Inscrição”. Vale lembrar que as atividades valem horas complementares que podem ser integralizadas à grade curricular. 

Para mais informações, clique aqui.

sábado, 24 de agosto de 2013

Reopção de Curso e Reingresso Interno para 2013-2

Atenção! Está disponível o edital referente aos processos de Reopção de Curso e Reingresso Interno para o segundo semestre letivo de 2013.

É importante ler o edital cautelosamente, para entender os critérios das modalidades. Acesse o edital no link direto, ou através do Quiosque Alunos.

As inscrições, feitas através do Quiosque, iniciam às 10h00min do dia 26 de agosto, segunda-feira, e vão até as 23h59min do dia 4 de setembro.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Mini curso de Filosofia do Filme com Josef Früchtl

Por Mariana Ribeiro

O Departamento de Filosofia realizará nos dias 29 e 30, no auditório Hilton Sales, no pavilhão Central,  o mini-curso gratuito sobre “Filosofia do filme”.

O evento ocontecerá entre às 13h e 17h e tem o intuito de apresentar a teoria de Josef Früchtl sobre Filosofia do filme em dois momentos. A primeira que relaciona subjetividade, modernidade e três gêneros de filmes e a segunda que relaciona a experiência estética com a confiança.

Josef Früchtl: considerado parte da terceira geração
 da Escola de Frankfurt
Früchtl é considerado parte da terceira geração da Escola de Frankfurt. É autor, além de muitos artigos publicados em jornais, revistas, periódicos e livros, de duas obras dedicadas à Filosofia do filme: O Eu impertinente. Uma história heróica da modernidade e seu mais recente livro intitulado Confiança no Mundo. Atualmente, Früchtl é professor da Faculdade de Filosofia e Artes da Universidade de Amsterdã, na Holanda.

O mini-curso também contará com a presença de Carla Damião, da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde é a responsável pela disciplina de Estética. Além de ter experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: Walter Benjamin, estética, filosofia e literatura.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

III Semana Acadêmica de Belas Artes

por Lucas Lacerda

A terceira edição do evento, promovida pelo Diretório Acadêmico Baptista da Costa, acontece na próxima semana, do dia 26 ao dia 30 de agosto.
Uma das novidades dessa Semana é a realização de oficinas para alunos de outros cursos de Graduação, como as oficinas de Arte-Educação, direcionadas aos discentes de Pedagogia e Psicologia.


A programação completa da III Semana Acadêmica está disponível no Blog do Diretório. Anote os horários e participe! Boas dicas são as oficinas acerca de quadrinhos, tatuagem e terapia holística.

Pintura realizada pelo aluno Diego Carvalho, de Belas Artes - primeiro período. A pintura foi vencedora do concurso para identidade visual da III Semana Acadêmica de Belas Artes, que tem como tema "Identidade".

Licenciandos em Geografia do IM realizam a II CONEPEG

Por Mariana Ribeiro

Os alunos de Geografia do Instituto Multidisciplinar/UFRRJ –Nova Iguaçu realizarão no dia 27 deste mês o II CONEPEG. O evento foi criado como resultado da disciplina Núcleo de Ensino, Pesquisa e extensão em Geografia II, e trará oficinas temáticas em geografia, abordando a questão Socioambiental além de proporcionar aos futuros geógrafos que demonstrem e apliquem seus conhecimentos ao longo da trajetória universitária.

Nesta segunda edição o ciclo de Oficinas tratará do tema “A abordagem das questões socioambientais no ensino da Geografia”, visando desenvolver questões socioambientais e como elas podem ser tratadas no ensino de Geografia.

O evento começará às 13 h com previsão de termino às 17h, e será ministrado pela professora Cristiane Cardoso, além da presença de estudantes da rede pública de Nova Iguaçu, discentes do curso de Geografia e outros cursos da UFRRJ.

Confira as oficinas e exposições que serão oferecidas no evento:

OFICINAS
Oficina 1: “Mata Atlântica e sua degradação ao longo dos séculos”
Oficina 2: “Do lixo ao luxo: Destinação criativa dos materiais recicláveis”
Oficina 3: “O uso consciente e sustentável dos recursos hídricos”
Oficina 4: “Para onde vai seu lixo?”
Oficina 5: “Praticando a Agroecologia com materiais reutilizáveis”
Oficina 6: “Manguetown: Da degradação à recuperação”
EXPOSIÇÕES
Exposição 1: “Reciclando e aprendendo”
Exposição 2: “O uso do lixo eletrônico: demonstração do seu correto manejo e despejo”
Exposição 3: “Compostagem: Uma alternativa em prol do Meio Ambiente”
Exposição 4: “Mata Atlântica: Do ecossistema ao seu uso, degradação e recuperação”

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PIBID de Geografia realiza curso de formação

Por Mariana Ribeiro

Nos dias 23 e 29, o subprojeto do PIBID de Geografia – Seropédica e o Laboratório de Geografia Política e Práticas Educativas – LAGEPPE, realizará o curso de formação sobre África e Africanidades no Ensino da Geografia.

23/08 - Auditório Paulo Freire (ICHS), às 9h
Mesa: História e Geografia e seus horizontes para África e Africanidades
Professores: Nielson Bezerra , Doutor em História pela UFF;
                    Rosemberg Ferracini, Doutor em Geografia pela USP.

29/08 – Sala de Reuniões ICHS, às 9h
Palestra: Religiosidades de matriz africana no ensino de geografia: experiências em escola
Professores: Marcelo Alonso, Doutorando em Geografia pela UFRJ e professor do Colégio Pedro II


Grupo Imago promove Mostra Cinema Pela Verdade

Por Mariana Ribeiro



O Grupo Imago realizará no dia 22 , a segunda edição da Mostra Cinema pela Verdade onde serão exibidos e debatidos dois filmes. Essa edição traz o drama "Infância Clandestina", às 13h e o documentário "Marighella", às 18h. O evento acontecerá no Auditório Hilton Salles (sala 82 - P1).


"Infância Clandestina" relata a vida de Juan, que assim como seus pais e seu tio leva uma vida clandestina. Fora do berço familiar ele é conhecido por um outro nome, Ernesto, e precisa manter as aparências pelo bem da família, que luta contra a ditadura militar que governa o país. Tudo corre bem, até ele se apaixonar por Maria, uma colega de escola. Sonhando com voos mais altos ao seu lado, ele passa por cima das rígidas regras familiares para poder ficar mais tempo com ela.


"Marighella" conta a história de Carlos Marighella que foi o maior inimigo da ditadura militar no Brasil. Este líder comunista e parlamentar foi preso e torturado, e tornou-se famoso por ter redigido o Manual do Guerrilheiro Urbano.



terça-feira, 20 de agosto de 2013

Hospedando Empreendedorismo

Por Mariana Ribeiro

Na próxima quinta (22), o curso de Hotelaria inaugurará sua Empresa Junior, a HOSPIT. O evento acontecerá às 18h, no auditório do PAT e contará com a presença  de dois palestrantes: Maurício Werner que é empreendedor e diretor da Planet Work Rio e Juan Sander, Consultor Hoteleiro Especializado no mercado Brasileiro e proprietário da Consultoria Hotel.




segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Cura pela educação

Por Phelype Gonçalves

O Hospital Veterinário (HV) da Universidade Rural vai inaugurar, nesse próximo dia 21, quarta-feira, o Centro de Estudos do Setor de Grandes Animais.

O local escolhido para a solenidade será o Setor de Grandes Animais do HV, que fica localizado atrás do Instituto de Veterinária (IV) da Universidade Rural.


A cerimônia será realizada às 10h30.



                                                           Vista frontal do Hospital Veterinário da UFRRJ                            Foto: Phelype Gonçalves

Favela, Ontem e Hoje: Das remoções à UPP

Por Mariana Ribeiro

O Diretório Acadêmica de História trará na próxima quarta (21), o professor Drº Mario Brum para ministrar a palestra "Favela, Ontem e Hoje: das remoções à UPP". O evento acontecerá às 17h30, no Auditório Paulo Freire (ICHS).


Mario Brum é Mestre e Doutor em História pela UFF, atualmente faz Pós-Doutorado em Planejamento Urbano pela FAPERJ no IPPUR-UFRJ e é o autor do livro “Cidade Alta: história, memórias e o estigma de favela num conjunto habitacional do Rio de Janeiro”.

Comédia Romântica no Cine Casulo

Por Mariana Ribeiro

O próximo Cine Casulo será no dia 21, às 19h, no Gustavão, com o filme O Pecado Mora ao Lado, de Billy Wilder.

O ícone da cinematografia mundial: Marilyn Monroe e seu vestido
levantado pelo vento da grade do metrô. 
O filme tem entre seus personagens a maior estrela do cinema, Marilyn Monroe, e conta a história de um editor de livros que sente-se "solteiro" quando a mulher (Evelyn Keyes) e o filho (Burch Bernard) viajam em férias para Nova Iorque. Ele então começa a ficar cheio de idéias quando uma bela e sensual jovem (Marilyn Monroe), que é modelo e sonha ser atriz, torna-se a sua vizinha e o deixa perseguido por pesadelos e delírios.


O filme "O pecado Mora ao lado" foi o maior sucesso de bilheteria dos EUA durante o verão de 1955 e proporcionou a Marilyn Monroe a indicação de melhor atriz estrangeira fazendo com que ela se tornasse o símbolo sexual da época.

sábado, 17 de agosto de 2013

Curta Cinema na Rural

Por Mariana Ribeiro

Na próxima terça (20), às 19h, o auditório Gustavo Dutra (Gustavão), em Seropédica, será o palco da edição especial do Festival de Cinema Brasileiro da Baixada Fluminense (VERCINE).            

Os curtas exibidos serão:

Controlando minha Maluquez, 2011  –  Direção: Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mário Gurgel.
                                                             Produção: Instituto Marlin Azul

Damasceno e o Caixão, 2012 – Direção: Victor Hugo Fiuza
                                               Produção: Gabriel Giraud e Andrea Ferrari

Feijoada Completa, 2012 -  Direção: Angelo Defanti
                                           Produção: Angelo Defanti  e Rodrigo Teixeira

Noite Perdida, 2012 – Direção: Filippo Capuzzi Lapietra
                                   Produção: Guilherme de Oliveira


Feijoada Completa: Baseado no conto de Luis Fernando Veríssimo, inspirado na canção homônima de Chico Buarque.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Aumenta a chance de ser Ruralino

Por Phelype Gonçalves

Aos estudantes que esperam por uma vaga na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), nessa sexta-feira (16) acontece a divulgação da 4ª chamada da Lista de Espera do Sisu 2013-2. A realização da matrícula correspondente a essa convocação será no dia 21 de agosto, quarta-feira.

Já a 5ª chamada da mesma listagem ocorre dia 23 e a matrícula relativa à convocação é dia 28, também quarta-feira.


Para mais informações, clique aqui.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Mais letras, menos números

Por Phelype Gonçalves

A Editora da Universidade Rural (Edur) está com alguns exemplares de suas publicações com valores abaixo de R$ 3,00 para serem vendidas. Pra quem é amante da leitura e gosta de correr atrás de valores acessíveis, essa oportunidade não pode passar despercebida.

A Edur fica na sala 102, no segundo andar do Pavilhão Central (P1) do campus Seropédica da UFRRJ. Para mais informações, o telefone para contato da editora é (21) 2681-4711 e o e-mail é edur@ufrrj.br

Conheça o Blog da Pró-Reitoria de Extensão

A Pró-Reitoria de Extensão agora tem um Blog e uma equipe de Comunicação, formada por três estudantes de Jornalismo. A proposta do Blog da Extensão é convergir a divulgação e as informações dos grupos e projetos de Extensão em um só lugar. Nele, você pode se programar para eventos, ter acesso a informações sobre a estrutura dessa Pró-Reitoria e conferir os textos e fotografias das coberturas jornalísticas.

http://extensaoufrrj.wordpress.com/

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Filme chileno no Cine-caco

Na próxima sexta (16) terá Cine-caco, às 18h, no auditório do PAT, com exibição do filme 'No' de Pablo Larraín, 1988.

O drama conta a história de René Saavedra, um publicitário que volta ao Chile para trabalhar numa grande agência. Quando o plebiscito sobre a continuidade da ditadura militar é convocado, René é chamado a participar na campanha de TV da oposição. Ele precisa mostrar o 'NO' como vida e esperança.

'No' é o representante do Chile para a disputa do Oscar 2013 de melhor filme estrangeiro.



Fonte: Caco UFRRJ

Confira o trailer:



PROAEST divulga edital para Seleção dos Alojamentos

Por Lucas Lacerda

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis torna público o edital 02/2013, que organiza o processo seletivo para vagas no Alojamento. As inscrições vão de 19 de agosto a 6 de setembro, e são feitas pela internet, em endereço a ser divulgado.


Para se interar das informações do processo, acesse o edital.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Inscrições para acesso ao Curso de Belas Artes já estão abertas

Estão abertas as inscrições para o concurso de Acesso ao Curso de Belas Artes que devem ser feitas no site da UFRRJ até dia 25 deste mês. Para concorrer as 25 vagas que serão oferecidas para o 2º semestre letivo de 2013, o candidato deve ter o ensino médio concluído ou equivalente. O processo seletivo é dividido em duas partes: a do aproveitamento do resultado obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado em 2012 e mediante a aplicação do Teste de Habilidade Específica (THE). 

Veja o Edital.

Confira o cronograma de atividades do concurso :


Valor máximo para preços abaixo de zero


Feira Grátis da Gratidão conquista espaço na UFRRJ


Por Phelype Gonçalves




A alegria de um sorriso ou um afago; um abraço apertado, independente do colo; um selinho num desconhecido ou uma música tocada apenas para propagar talento, positividade e afeto. Tudo de graça; de todos para todos, sem distinção de raça, sexo ou religião.


A Feira Grátis da Gratidão é uma proposta parecida com as “Gratiferias” — feiras realizadas em Buenos Aires, na Argentina, que estimulam as pessoas a fazerem doações de quaisquer materiais, e levar, caso queiram, algum outro item para si próprio —, porém, além de incorporar esse conceito, não se limita a objetos ou somente coisas materiais.


Trazida para o Rio de Janeiro por  Francisco Ottani, massoterapeuta, após uma viagem à Argentina, a Feira grátis da Gratidão é um evento que recebe todos os tipos de público, de idades e pensamentos diversos. O objetivo é fazer diferentes pessoas interagirem entre si, incitar o desapego material e criar a percepção de verdadeira utilidade de tudo o que há no mundo.


Frutos da árvore Amizade


Matheus Sousa, aluno do primeiro período de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), amigo de Ottani, é um apaixonado pela feira.


Acostumado com a rotina da interação e do movimento realizado em diversos lugares no Estado do Rio, é o responsável por trazer a ideia para a UFRRJ.


— Sou maníaco por essa feira. Todo mês eu faço uma, pelo menos — diz o estudante.


A primeira vez que ocorreu no Estado foi no Parque Guinle, em Laranjeiras, e recebeu cerca de 10 pessoas. Os encontros são sempre marcados pela internet, no Facebook. Nessa estreia, compareceram muito menos indivíduos do que os confirmados no evento na rede social.


— Uma galera levou uns cacarecos e outra menina levou muita roupa. Foi engraçado, pois não tínhamos cangas para colocarmos as coisas e as pessoas passavam e achavam que era tudo para ser vendido, e não, era pra eles pegarem se quiserem — argumenta Matheus, sorrindo.


Depois da experiência primitiva, o movimento foi ganhando adeptos e colhendo pensamentos com as mesmas ideologias da feira. De lá pra cá já são mais de 40 edições realizadas por vários lugares e está sempre em expansão, como conta o calouro de Ciências Sociais.


— Já ocorreram muitas feiras. Já vimos o movimento chegar a Belo Horizonte, São Paulo e, uma galera de Santa Catarina demonstrou interesse recentemente. Eu sempre fazia em vários lugares e muitas aconteciam em Volta Redonda, mas, como fui aprovado pra Rural, eu fiquei com um tempo menor pra me dedicar a elas, então resolvi trazer a ideia pra cá — confessou Matheus.


De acordo com o universitário, geralmente confundem a Feira Grátis da Gratidão com a Feira de Troca, e não é. A primeira é dar por dar, sem querer nada em troca; é livre. Esse é o propósito, e não há líderes. Todos podem aproveitar a ideia e realizar o evento em qualquer lugar.



Desmitificando a primeira vez


Com o maior horário já realizado — oito horas —, a UFRRJ cedeu espaço à Feira Grátis da Gratidão e conheceu todos os benefícios que ele pode trazer, no último dia 7 de agosto.


Para o responsável por trazer a ideia para a comunidade ruralina, Matheus Sousa, o evento tinha que ser harmônico para os presentes.


— Quis que as pessoas entendessem a causa, que se integrassem, se conhecessem, se relacionassem, pois foi um momento que todos estiveram voltados para os mesmos propósitos — revelou o estudante que pretendia fazer as pessoas enxergarem o que é ou não necessário pra elas. — Não tem porque alguém ter dois livros repetidos, como aconteceu comigo. Era ver e perceber o que é ou não essencial, e só — finalizou.


De acordo com Alexandre Martins Vianna, professor do Departamento de História da UFRRJ, que já tinha ouvido falar de outras edições fora da Rural, a feira é muito positiva e é algo totalmente novo dentro do campus.


— É minha primeira experiência em uma. Recomendo e acho que poderia, inclusive, ser algo que saísse de dentro da Instituição para fora, paro o município de Seropédica. Além disso, a iniciativa é de um aluno recém-ingresso na UFRRJ. É um movimento que nos faz perceber a importância das redes sociais como algo positivo, no sentido de unificar e propagar boas ideias — disse o docente ao saber que a organização da feira sempre é feita por eventos criados no Facebook.


Já para Anselmo Júnior, estudante do terceiro período de Geologia da Rural, foi uma ótima oportunidade de doar o que lhe ocupava espaço no quarto.


— o antigo morador do meu quarto saiu do alojamento e deixou um jogo de panelas. Eu juntei tudo e coloquei na feira. E o mais legal de tudo é que eu estava precisando justamente de um celular, e consegui um aqui — revelou.


E para quem um dia participou de um evento com um público bem pequeno, ficou contente ao saber de pessoas vindas de outras localidades só para prestigiarem a Feira Grátis da Gratidão. Foi o caso de Gabriela Cerqueira e Karla Camacho, estudantes do terceiro período de Mecânica do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de janeiro (IFRJ), que saíram de Volta Redonda para participar da primeira edição na UFRRJ.


— Ficamos sabendo através das redes sociais, também. Teve uma que aconteceu no Rio, mas não pudemos ir. Nessa deu pra vir e curtir o clima. Aliás, esse sentido de desapego e a ideia de dar e receber é o que mais nos atraiu — concordaram as universitárias.


Sobra na Rede


Um ponto importante da Feira Grátis da Gratidão é que nada se perde. Todos os materiais que sobram ou não interessam para o público do local do evento, por algum motivo, são recolhidos e podem seguir dois caminhos.


O primeiro é serem doados para orfanatos e ONGs ou podem ser guardados para outras feiras. Já o segundo caminho é aproveitá-los e colocá-los num grupo do Facebook chamado “Feira Grátis da Gratidão”. Lá, os materiais podem encontrar novos donos. O grupo serve, também, para doações de objetos maiores e até de móveis, por exemplo.


— Já vi doações de móveis de um escritório inteiro e até de uma bateria de música. As pessoas postam o conteúdo, outras manifestam interesse, rola uma conversa entre quem dá e quem quer receber (eles mesmos negociam) e depois combinam onde se encontrarão para a doação — explica Matheus Sousa, responsável pelo evento na UFRRJ, que reforça o fato de tudo ser aproveitado, e de que a interação entre os indivíduos é a premissa básica da Feira Grátis.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Feira grátis da gratidão

O aluno Romulo da Conceição do primeiro período de Ciências Sociais fez uma cobertura em vídeo da feira que movimentou o campus Seropédica ontem (7). Veja a matéria:


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Cine-PET exibe biografia da francesa Edith Piaf

Por Lucas Lacerda

Após a estréia do projeto no mês passado, o Cine-PET convida a comunidade universitária para exibição e debate acerca da produção PIAF: Um hino ao amor, mediado pelo Doutor em História Antiga, professor Luis Eduardo Lobianco.
O filme de 2007, de Oliver Dahan, trata da vida e obra de Edith Piaf, cantora francesa descoberta nos anos 30. As origens de Piaf dificilmente a levariam ao estrelato, alcançado ao longo de uma trajetória de abandono e maus tratos.

O Cine-PET acontece no dia 13 de agosto, das 8h30min às 12h00min, no auditório Paulo Freire (ICHS). As inscrições são feitas no local, e rendem certificado de participação. Não perca!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Retrospectiva Anima Mundi

por Lucas Lacerda

Amanhã, quarta-feira, o Anima Rural exibe, em parceria com a Sala de Cultura, a retrospectiva Anima Mundi. Serão exibidas 11 produções, escolhidas entre o conteúdo dos 21 anos do festival. A exibição acontece amanhã (7), às 19h, na Sala de Cultura. Veja aqui o link do evento.

Confira o trailer de uma das obras em cartaz, "Dossiê Re Bordosa":


Rural recebe I Simpósio Internacional em Ciências Veterinárias

Por Lucas Lacerda

De 12 a 14 de agosto, a UFRRJ sedia o I Simpósio Internacional em Ciências Veterinárias. O tema da edição, “48 anos de PPGCV: Avanços e prospecção para pesquisas em saúde de animais de produção e silvestres”, permeia  as Conferências, ministradas por membros de universidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Argentina e Cuba.

As inscrições podem ser feitas através do endereço cpgcvufrrj@gmail.com. São 40 vagas para quem não faz parte do CPGCV (Curso de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias), e a participação rende certificado.
Confira a programação completa do evento no site da UFRRJ.