quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Semana Núcleo

Nos dias 1 a 3 de setembro ocorrerá na UFRRJ a Semana Núcleo. A Núcleo Engenharia é a empresa júnior do curso de Engenharia Química da Rural. A temática do evento será voltada para o empreendedorismo. Palestras, workshops, integração e network fazem parte da programação da Semana.
As inscrições podem ser realizadas online, através do site: http://goo.gl/Z8mW0h

Para saber mais acesse o site e/ou a página do Núcleo no Facebook.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Jardins do Pavilhão Central da UFRRJ recebem oficinas artísticas na semana de integração do segundo semestre de 2014

Em parceria com os oficineiros do CAC (Centro Arte e Cultura) da UFRRJ, O Núcleo de Produção da Rural, Seu Gusta, promoveu oficinas variadas no Jardim do Pavilhão Central (P1) na quarta-feira (20). Foi uma manhã tranqüila para equilibrar corpo e mente com ioga e aprender técnicas de desenho e cerâmica. A idéia é promover as novas oficinas que iniciarão neste semestre no CAC. 
O calouro de geografia Vinícius contou que soube do workshop através do Quiosque do Aluno e por já trazer um interesse na produção de artefatos de objetos com a argila, como a arte marajoara, achou válido aproveitar a oficina.
A aluna de Belas Artes, Pamela Simioni, que ofereceu a oficina de Ioga, falou um pouco da importância dessa prática:
 − O Ioga traz uma consciência corporal, alongamento, flexibilidade, uma certa serenidade, controle da respiração para sua mente se acalmar. Você aprende a cuidar de seu próprio corpo­−, contou Pamela, que criou uma página no Facebook, chamada Yoga Rural, onde ela posta textos de livros sobre Ioga e anatomia, para quem quiser saber mais.
Outra oficina presente foi a de Cerâmica, ofício milenar usado com caráter mais utilitário que artístico. Rafael Grillo, aluno de Belas Artes trabalha com a técnica desde 2002 e já ministrava aulas no CAC desde o último semestre, 2014.1.
            Através de um processo seletivo realizado pelo CAC, o aluno Guilherme Gomes de Arquitetura se tornou instrutor das oficinas de desenho. Ele explica como é a dinâmica da sua primeira oficina e relata que sempre gostou de desenhar e que isso ajuda com sua timidez:
−Você pode passar para o desenho um lado filosófico, vai de cada um. Ressaltar cada ponto que ache relevante da imagem ­−, afirma Guilherme.

Para saber mais sobre as oficinas e seus respectivos horários fique atento a página do CAC no Facebook: Centro de Arte e Cultura UFRRJ.

 Vejam mais fotos das oficinas na página da Prograd.



sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Aula Inaugural 2014-2


A aula inaugural é uma solenidade realizada no início de cada período letivo, onde membros da Administração Superior e da representação discente dão as boas vindas aos ingressantes da instituição. Para a aula inaugural do segundo período letivo de 2014 a organização preparou, ainda, uma apresentação da ferramenta Quiosque, que será realizada pela aluna Jessica Medeiros, e tem como objetivo familiarizar os novos alunos com este ambiente virtual que os acompanhará durante toda a graduação. 




terça-feira, 12 de agosto de 2014

Rural recebe Simpósio Irlandes

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro será uma das sedes do IX Simpósio de Estudos Irlandeses na América do Sul. Realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro o evento conta com a presença de pesquisadores de diversos cantos do mundo. Nos dias 25 e 26 de agosto o Simpósio acontecerá na Casa de Rui Barbosa, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro.
O seu encerramento ocorre no dia 27, no Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), próximo ao Instituto de Agronomia da Rural, campus Seropédica.
Os professores da UFRRJ Anderson Soares Gomes e Elisa Abrantes, ambos do Departamento de Letras e Comunicação Social (DLC), e Alexander Martins Vianna, do Departamento de História (DHIST) também participam do evento.
Saiba mais sobre a programação do Simpósio em: www.abei.org.br

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

UFRRJ anuncia edital para monitoria na área da Biologia

Estão abertas as inscrições para monitoria para a disciplina Entomologia e Parasitologia Aplicada (IB-234). Edital 04/2014. Área de Fitopatologia.
As inscrições vão até 18 de agosto, na sala 21 do Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada (PPGFBA), Instituto de Biologia da UFRRJ.

Mais informações pelo email: ppgfitoba@ufrrj.br

Jornada Fluminense de Botânica na Rural

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro será sede da XXXIII Jornada Fluminense de Botânica. O evento é uma reunião anual de toda a comunidade botânica do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. A Jornada, atualmente, é vista como um dos eventos científicos regionais mais consolidados, tendo este ano como tema principal: “A flora fluminense ameaçada: conhecer, restaurar e conservar”.
A jornada acontece de 27 a 30 de agosto, com mesas redondas, palestras, exposições de trabalhos, minicursos e exposições científicas.

O evento também será cenário para a comemoração do 20º aniversário do Departamento de Botânica, do Instituto de Biologia da UFRRJ. Para saber mais, visite: http://www.33jfbot.com.br/

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Estude inglês na Rural, gratuitamente! - Inscrições Prorrogadas!

Disciplinas: Preparatório para os exames TOEFL IBT e IELTS, Gramática em Língua Inglesa, Desenvolvimento de Habilidades Orais, entre outras.

Inscrições: 31 de julho a 11de agosto

Requisito:
- Cursar o MEO (My English Online) nível 2 ou acima.

Ainda não é aluno do MEO?
Corre que ainda dá tempo!
www.myenglishonline.com.br

Para mais informações e inscrição no curso:
http://isf.mec.gov.br/

E curta a página do ISF na Rural no facebook:
Inglês Sem Fronteiras - UFRRJ
www.facebook.com/isfufrrj


“Psicologia Educacional, Cidadania e Inclusão Social”

Nos dias 26, 27 e 28 de agosto o auditório Paulo Freire, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais,recebe o VIII Seminário Interfaces da Psicologia da UFRRJ.

Para ficar por dentro da programação, efetuar sua inscrição e/ou envio de Pôster, acesse o site: http://r1.ufrrj.br/seminariopsi/2014

VII SAHIS

A sétima edição da Semana Acadêmica do curso de história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro será realizada entre os dias 25 e 29 de agosto e, traz como tema: “Política, Memória e Usos do Passado”.
A temática da semana é ilustrada por meio dos 50 anos do fatídico golpe contra a liberdade e a democracia em 1964 e demonstra como os usos do passado servem à historiografia e a sociedade brasileira, à medida que discutem, redescobrem e reflitam esse passado.

A SAHIS terá palestras, minicursos e apresentação de trabalhos dos estudantes. Para saber mais sobre a programação, inscrições e envio de trabalhos é só acessar o site: http://sahisufrrj.com/


quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Curso de entomologia no IF

Entre os dias 11 e 15 de agosto acontecerá na UFRRJ, campus Seropédica o curso “Parasitoides de formigas, com ênfase em cortadeiras”. O curso será ministrado no Departamento de Ciências Ambientais, no Instituto de Florestas e é voltado para estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais das áreas de Ciências Biológicas e Agrárias.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo email jarquiz@gmail.com até o dia 08 de agosto.