terça-feira, 30 de setembro de 2014

Diário

O Seu Gusta, Núcleo de Produção Cultural da UFRRJ, apresenta a cia. de arte Black-Tie com o espetáculo “DIÁRIO”. O evento será quinta-feira (02) no Auditório Gustavo Dutra, às 19h.

Trabalhos da Companhia:
2011
"O Diário" - videodança. Direção: Vitor Hugo, intérprete: Diego Carvalho
"La Ronde" - espetáculo teatral. Direção: Vitor Hugo, elenco original: Luiz Paulo Barreto e Mika Makino. Já trabalharam como atores deste espetáculo Anna Mendes, Thaisa Areia e Vitor Hugo
2012
"Antígona" - espetáculo de dança-teatro. Direção: Vitor Hugo, intérpretes: Cíntia Rangel e Diego Carvalho.
2013
"Eles não usam black-tie" - espetáculo teatral. Direção: Vitor Hugo, elenco: Aldebaran Oliveira, Anna Mendes, Bráulio Giordano, Carolina Taulois, Diego Carvalho, Gabriel Pardella, Izabel Deodato, Luciano Cachimbo, Luiz Paulo Barreto, Nívia Carla e Werlesson Grassi.
2014
“Diário” - espetáculo de dança-teatro. Direção Diego Carvalho e Vitor Hugo, intérprete: Diego Carvalho.


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

30 anos sem Foucault

Com o intuito de exibir as pesquisas desenvolvidas na instituição em torno de Michel Foucault, os Departamentos de História e Filosofia organizaram o Colóquio 30 anos sem Foucault. O evento ocorreu entre os dias 16 e 17 de setembro, a partir das 14h, no Auditório Paulo Freire do ICHS.
As mesas contaram com a presença dos professores: Maria Glória Oliveira, Fábio Henrique Lopes, José Nicolau Julião, Leandro Chevitarese e Renato Noguera, todos da UFRRJ. Alunos da pós-graduação: Pablo Spíndola e Alexandre Lourdes Laudino e três alunos da graduação do Instituto Multidisciplinar: Lindalva Trajano, Daniel de Carvalho e Estela Maria de Carvalho.
O evento teve o pesquisador André Berten, professor belga da universidade de Louvain. Está disponível no YouTube uma antiga entrevista dele com Foucault na virada dos anos 70/80 sobre como Foucault desenvolve sua metodologia de pesquisa.
Entre os temas das pesquisas apresentadas pelos alunos da graduação estavam: Sexualidade e Política em Michel Foucault: normalização dos corpos e estratégias de resistência; Educação e Escola na Sociedade Disciplinar de Michel Foucault e na sociedade de controle de Gilles Deleuze.



terça-feira, 16 de setembro de 2014

Vagas na UNESCO

A Representação da UNESCO no Brasil está com vagas abertas em Projetos. A data limite para o envio do currículo é dia 22 de setembro. Vagas disponíveis em áreas como Direito, Letras, Engenharia Elétrica, entre outros. As candidaturas deverão ser encaminhadas para o endereço indicado em cada anúncio. Para saber mais e conferir o edital, acesse: http://app3.brasilia.unesco.org/vagasubo/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=1&Itemid=5

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Grupo Pet exibe sessão da Mostra Jean Rouch

Hoje (11), às 19h, a Mostra Jean Rouch do Cineclube Sankofa exibirá mais um filme na área externa da Sala de Estudos do campus Seropédica da UFRRJ. A Mostra que começou dia (28/08) com o filme “Os Mestres Loucos” apresenta para a comunidade ruralina o filme “Eu, um negro”. O Cineclube Sankofa é uma realização do grupo ETNOPET – Etnodesenvolvimento e Educação diferenciada.

Sinopse: Este filme rodado em 1957 acompanha jovens nigerianos que chegam à capital da Costa do Marfim em busca de trabalho. Afastando-se dos métodos tradicionais, o cineasta pediu que eles improvisassem diante das câmeras. O uso do som também foi totalmente subvertido, na medida em que os diálogos foram regravados em estúdio pelos próprios personagens enquanto assistiam às imagens captadas. A partir da fabulação e da recriação, Rouch reinventa o conceito de "verdade" no cinema.




terça-feira, 9 de setembro de 2014

Debate: "Só a luta muda a vida" na UFRRJ

Acontece hoje na UFRRJ, às 17h30m no Salão Azul, 2º andar do Prédio Principal o evento “Só a luta muda a vida”, um debate sobre conjuntura política. Com a presença do professor Tarcísio Motta, Jean Wyllys – deputado federal, Chico Alencar – deputado federal, Marcelo Freixo – deputado estadual, professor Marcus Menezes e Renatinho PSol – vereador de Niterói. 

Festival de Cinema Brasileiro da Baixada na UFRRJ

O Seu Gusta junto com Benguela Produções apresentam no palco do Auditório Gustavo Dutra o II Festival de Cinema Brasileiro da Baixada Fluminense.
O festival chega ao seu segundo ano e, contando com a inscrição de filmes do país inteiro, terá como um dos polos de exibição a UFRRJ - Seropédica.
A sessão começa hoje (09) e continuará até quinta-feira (11). É importante chegar cedo para participar da votação popular para a escolha do melhor filme. Confira a programação do evento:


* Dia 09/09, às 15:00h / Programa 4 / 120 minutos (16 Anos)
(Sessão DiVerCine – Diversidade Sexual)

Jessy, dir. Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge / Doc.
Jéssica Cristopherry assim se chamava todas as personagens da infância de Paula Lice, atriz, dramaturga e mulher. Paula conta com o apoio das madrinhas para resgatar Jéssica e realizar o desejo de ser transformista. O filme documenta a construção de Jéssica e homenageia carinhosamente a cena transformista soteropolitana.

Prisma, dir. Matheus Marco Moraes / Fic.
Um encontro entre dois amigos e uma atração desconhecida. A fronteira entre o real e o imaginado, o interior e o exterior, a amizade e o amor, um corpo e outro.

Pet, dir. Felipe Ventura / Fic.
Fernando tem um PET. Rafael, seu namorado, veio depois. Juntos eles discutem como Fernando cuida de Bibo (o cão) tratando-o como se fosse uma criança com sua dieta especial e hábitos extravagantes. Rafael está cansado de tudo e tem uma difícil decisão a tomar.

Homem Completo, dir. Rui Calvo / Doc.
Durante uma noite, Marcelo parte em uma busca obsessiva por um homem que satisfaça os seus desejos.

Quem tem Medo de Cris Negão?, dir. René Guerra / Doc.
Cristiane Jordan, ou Cris Negão como era chamada, foi uma travesti cafetina do centro de São Paulo conhecida por seus métodos violentos de controle das outras travestis. O filme é um mergulho no universo das travestis, a partir dessa figura lendária do submundo de São Paulo.

O Melhor Amigo, dir. Allan Deberton / Fic.
Sábado, primeiro dia de férias. Lucas e Felipe decidem ir à praia.

Filme Para Poeta Cego, dir. Gustavo Vinagre / Doc.
Glauco Mattoso, poeta cego sadomasoquista, aceita participar de um documentário sobre a sua própria vida, mas as condições que ele impõe dificultam o trabalho do jovem diretor.

A Melhor Idade, dir. Adriano Big / Fic.
O filme mistura imagens documentais com ficção para abordar um dia na vida de três idosos, indo do estereótipo a uma abordagem diferenciada, desconstruindo preconceitos, paradigmas e a ditadura da imagem.


* Dia 09/09, às 19:00h / Programa 25 / 75 minutos (Livre)

Revelando Sebastião Salgado, dir. Betse de Paula / Doc.
Primeiro documentário brasileiro sobre um dos mais importantes e mais respeitados fotógrafos contemporâneos, reconhecido por seu estilo único de fotografar.

* Dia 10/09, às 15:00h / Programa 23 / 78 minutos (Livre)

Margaret Mee e a Flor da Lua, dir. Malu de Martino / Doc.
Documentário sobre a vida e obra da pioneira e visionária ilustradora botânica Margaret Mee. Por meio de seus diários, depoimentos e narração, o filme mostra o amor de Margaret pela natureza amazônica. Sua militância ecológica, através de sua arte, alertou para a necessidade de preservação do meio-ambiente e da flora brasileira.

* Dia 10/09, às 19:00h / Programa 20 / 85 minutos (Livre)

A vida Não Basta, dir. Caio Tozzi e Pedro Ferrarini / Doc.
“A arte existe porque a vida não basta”. O poeta maranhense Ferreira Gullar sintetizou em uma frase a grande motivação do ser humano para fazer arte. E foi ela que inspirou A vida não basta, documentário que vai ao encontro de nove artistas de diferentes áreas para descobrir porque é preciso criar para a vida ir além.

* Dia 11/09, às 15:00h / Programa 5 / 91 minutos (12 Anos)

EXU - Além do Bem e do Mal, dir. Werner Salles Bagetti / Doc.
Exu é um dos orixás mais controversos da cultura afro. Interpretado muitas vezes como o diabo pelo catolicismo é constantemente associado ao mal em diversas leituras, até mesmo por alguns autores umbandistas do passado. Porém, o significado do mito Exu, tanto para a Umbanda, quanto para o Candomblé, vai muito além de tudo isso.

Coração Magoado, dir. Juliana Sanson / Fic.
Depois de uma traição, Bruna se fecha com a sua dor. Em sua casa, as plantas deixadas pelo marido dão origem a uma estranha obsessão. Vida ou morte? Começar de novo ou continuar mergulhada em sua mágoa?

Encosto, dir. Joel Caetano / Fic.
Depois de realizar um ritual de magia negra, um homem descobre que o preço por seus desejos pode ser alto demais!

Diários Daltônicos, dir. Patricia Monegatto / Doc.
O documentário retrata cinco personagens que descrevem - como num diário - seus olhares daltônicos de um mundo colorido.

Bolou, dir. Rodrigo Sena / Fic.
O filme faz um breve retrato da diversidade religiosa no Brasil, tendo como pano de fundo a periferia da cidade do natal e o romance de um homem abandonado e transtornado em busca da mulher amada.

De Bom Tamanho, dir. Alex Vidigal / Fic.
Dois matadores de aluguel discutem muito mais do que um simples serviço.

Falta Ela, dir. Vitor Gracciano / Fic.
Quando “Ela” vai embora, até o homem mais forte se desespera.
Dia 11/09, às 19:00h / Programa 22 / 99 minutos (Livre)
Luz, Anima, Ação, dir. Eduardo Calvet / Doc.
Um resgate da memória audiovisual brasileira voltada para a animação na TV, na publicidade e nos cinemas, revelando as principais personalidades que ajudaram a construir essa trajetória na teoria e na prática, além de relembrar marcos históricos e criações imortais de todas as épocas.


Para conferir a programação inteira do Festival, acesse o link:
www.vercine.com.br

Debate: Brasil, um Estado Laico?

Hoje (09), às 15h, no Salão Azul do P1, o Coletivo Construção da UFRRJ organiza mais um debate. E dessa vez é sobre o Estado Laico. O Construção é um coletivo de juventude, estudantil e trabalhadora, que visa atuar nos movimentos políticos brasileiros.

Inicie sua carreira na Alemanha

A Fundação Alexander von Humboldt da Alemanha abre oportunidade para graduados com o objetivo de atuar em áreas de estudo como: Ciência Política, Administração Pública, Finanças, Sociedade e Cultura, com ênfase em desenvolvimento de líderes.
A proposta é trabalhar durante um ano em um projeto de sua autoria com uma série de sua escolha.  Entre os benefícios estão uma bolsa mensal de 2.150 euros, 2.450 euros ou 2.750 euros, dependendo de suas qualificações, despesas de viagem ou um curso de língua alemã, uma viagem de estudos da Alemanha e uma série de eventos durante o qual você pode fazer contato com outros companheiros e representantes de empresas e instituições alemãs.

As inscrições vão até 15 de setembro. Para saber mais e conferir o edital, acesse: http://www.humboldt-foundation.de/web/german-chancellor-fellowship.html

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

INFORME - Prova do Programa Jovens Talentos para a Ciência

Por solicitação da Fundação Cesgranrio os alunos da UFRRJ, do Instituto Multidisciplinar, regularmente inscritos para fazer a prova do Programa Jovens Talentos para a Ciência no próximo domingo, 14 de setembro de 2014, às 13h, farão a prova no campus Seropédica.

Para maior comodidade dos alunos, a UFRRJ vai disponibilizar ônibus para fazer o transporte de Nova Iguaçu até Seropédica, saindo do Instituto Multidisciplinar às 11h e regressando ao final da prova.

Atenciosamente,

Pró-Reitoria de graduação/UFRRJ

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Programa Leitorado

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  divulgou na quarta-feira (27) o novo edital do Programa Leitorado, que financia professores interessados em divulgar a cultura brasileira em instituições universitárias estrangeiras.
O programa tem o objetivo de promover a língua portuguesa, em sua vertente brasileira, bem como cultura, literatura e estudos brasileiros nas instituições.
Os selecionados receberão bolsa mensal, passagem aérea de ida e volta e outros benefícios definidos de acordo com a universidade de destino. A relação dos leitores pré-selecionados será divulgada a partir de outubro e as atividades iniciadas em janeiro de 2015.

Para mais informações acesse o edital

Estágio Supervisionado na modalidade de graduação sanduíche no Canadá

O Programa CAPES/MITACS, parceria entre a CAPES e a organização canadense Mathematics of Information Technology and Complex Systems (Mitacs) está oferecendo bolsas para realização de estágio na modalidade de graduação sanduíche no Canadá, em áreas e temas de estudo de interesse para o Brasil.

As inscrições vão até 17 de setembro de 2014. O edital e o formulário de inscrições encontram-se no site:  http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/canada/programa-capes-mitacs

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

XXIV SEGEO UFRRJ 2014 “Interpretando o passado, desvendando o futuro”

XXIV Semana de Estudos Geológicos da Rural acontecerá entre os dias 1 e 6 de setembro, no Auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT) do campi Seropédica. Durante a Semana ocorrem minicursos, palestras, mesas redondas, e também uma saída de campo para Costa Verde, uma região litorânea do Rio de Janeiro. A visita será realizada com supervisão do professor Sergio de Castro Valente.

Para mais informações acesse o site do evento e a página no Facebook.