segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Aula Inaugural marca o início de um novo período na Rural

Por Letycia Nascimento

Começou, hoje (17), a Semana de Integração dos alunos ingressantes no segundo período de 2015. A abertura do semestre aconteceu com a tradicional Aula Inaugural, organizada pela Reitoria e pela Pró-Reitoria de Graduação da Rural. Com essa solenidade, foram dadas as boas-vindas aos estudantes de quase 20 cursos alocados no Câmpus Seropédica. 

Administração Central deu boas-vindas aos calouros no Gustavão
Na mesa presidida pela reitora, Ana Maria Dantas Soares, estavam o vice-reitor da universidade, Eduardo Calado; a pró-reitora de graduação, Lígia Machado; o pró-reitor adjunto de pesquisa e pós-graduação, Jairo Pinheiro; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Cesar Augusto da Ros; a pró-reitora de extensão, Katherina Coumendouros; o pró-reitor de Assuntos Administrativos, Pedro Paulo de oliveira, além de representantes do Sindicato dos trabalhadores em educação da UFRRJ e do Diretório Central dos Estudantes. 

A magnífica reitora iniciou a mesa celebrando a vitória da universidade em iniciar um novo período letivo, mesmo em meio a tantas dificuldades econômicas do país. E condenou ainda a prática do trote, que é terminantemente proibido na instituição, e ressalvou que nenhum calouro deve se sentir pressionado a fazer algo que não queira e/ou que venha a denegrir sua imagem, estando os autores da prática passíveis às punições previstas.

Pró-reitora Lígia Machado comenta a importância da graduação
Durante todo o encontro os pró-reitores transmitiram aos novos e antigos alunos o amor e zelo que tem pela universidade, onde a grande maioria deles está desde sua graduação. A professora Katherina Coumendouros conduziu sua fala de forma bem descontraída e acolhedora, enfatizando a formação dos laços eternos que surgem na universidade, para ela, “não aproveitar tudo o que a universidade oferece é inaceitável”.

A pró-reitora de graduação, Lígia Machado, enfatizou aos alunos a necessidade de obter uma formação mais política, cidadã, social, cultural e coletiva, além de uma formação do estudante voltada para o desenvolvimento de pesquisa. 


AULA MAGNA E ATIVIDADE CULTURAL
Ainda durante o acolhimento, houve uma aula magna ministrada pelo coordenador do curso de Medicina Veterinária, Edson de Souza, contanto toda sua história de superação junto à Rural, que abriu portas para uma vida melhor a toda sua família. A atração cultural ficou por conta do estudante do 10º período de Engenharia Agrícola e Ambiental Geuzimar Terração. Ele mostrou ao público o seu som, que é baseado no sertanejo de raiz.


AULA INAUGURAL ÀS 18h
Para os alunos de cursos vespertinos e noturnos, de Seropédica, a aula inaugural começa logo mais às 18h. A aula magna será ministrada pelo professor Francisco Moraes, do departamento de Filosofia, e a apresentação cultural fica por conta do Mathousa, membro da banda ruralina “Capivaras em Transe” que pretende animar o público com uma música mais voltada para o Rock Alternativo de Raul Seixas. Já em Nova Iguaçu, a cerimônia também começa às 18h. A programação é de responsabilidade da direção do Câmpus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário