segunda-feira, 29 de junho de 2015

Resultado da seleção de bolsistas para Assessoria da Prograd

Por Kleber Costa

A Pró-Reitoria de Graduação, através de sua Assessoria de Comunicação, torna público o resultado final da seleção para três bolsas de apoio técnico-acadêmico no setor. Foram disponibilizadas três vagas, uma para estudantes de Belas Artes e duas para discentes de Jornalismo. Os convocados deverão comparecer às 9h da próxima quarta-feira (1º), à sala 96, para iniciarem suas atividades. Em caso de desistência, os candidatos da lista de espera serão convocados. O presente edital tem validade de dez meses, podendo ser renovado por período de igual duração.

BELAS ARTES
Convocada:  (1ª) Wallerya Gonçalves Rosa

Lista de Espera: (2ª) Monique Cordeiro da Silva

JORNALISMO
Convocados: (1º) Mateus Vinícius Cunha
(2ª) Letycia Gomes Nascimento

Lista de Espera: (3ª) Ana Beatriz de Paiva Ferreira
(4º) Phelype Vinícius Ferreira Gonçalves

Agradecemos a presença de todos os candidatos durante o processo seletivo.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Último dia para solicitar trancamento de matrícula, prorrogação e reintegração de curso

Por Kleber Costa
                                 
Termina hoje (26) o prazo para os estudantes solicitarem alguns procedimentos à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Os discentes que necessitam prorrogar o prazo do término da Graduação ou se reintegralizar devem comparecer à sala 96 do Pavilhão Central, em Seropédica, e efetuar a abertura de um processo. A reintegralização é feita para alunos que abandonaram o curso e visam reativar sua matrícula na Universidade para o próximo período, que se inicia em agosto. Já a prorrogação do prazo de conclusão de curso deve ser solicitada pelos universitários que necessitam de mais um período para concluir a graduação e que tenham atingido o tempo máximo de término.

E pelo Quiosque do Aluno, o estudante pode realizar o trancamento de sua matrícula no período vigente, 2015.I. Basta acessar a aba “formulários para acessar o requerimento para trancamento de matrícula.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

UFRRJ encerrará amanhã matrículas dos aprovados no SiSU

Por Kleber Costa


Desde a última sexta-feira (19), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro está realizando a matrícula dos candidatos aprovados na primeira chamada do SiSU, o Sistema de Seleção Unificada. A Pró-Reitoria de Graduação recebe os calouros para o procedimento de ingresso nos Câmpus de Seropédica e de Nova Iguaçu. Para efetivar sua matrícula, o estudante convocado deverá se dirigir ao Câmpus em que irá estudar, até as 16h, de amanhã (23), data em que o processo é encerrado. Àqueles candidatos que residem fora do estado do Rio de Janeiro podem realizar a matrícula pela internet, respeitando o mesmo horário limite para manifestar interesse em ingressar na instituição. Os detalhes estão disponíveis no endereço eletrônico www.r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/home.php?id=Acesso-2015-2

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Convocados para entrevistas de seleção de bolsistas da PROGRAD

Por Kleber Costa

A Pró-Reitoria de Graduação, através de sua Assessoria de Comunicação, torna pública a relação dos candidatos convocados para as entrevistas presenciais no setor:

- JORNALISMO
Ana Beatriz de Paiva Ferreira
Letycia Gomes Nascimento
Mateus Vinícius da Cunha
Phelype Vinícius Ferreira Gonçalves

- BELAS ARTES
Monique Cordeiro da Silva
Wallerya Gonçalves Rosa

Os estudantes do curso de Jornalismo deverão comparecer à Divisão de Registros Acadêmicos, na sala 96 do P1, na próxima quarta-feira (24), às 8h30. Já as candidatas de Belas Artes deverão comparecer, ao mesmo local, às 13h30, também no dia 24. É solicitado que os convocados levem material de portfólio para apresentar aos entrevistadores durante a próxima etapa de seleção.

Universitários de Três Rios podem retirar agendas

Por Kleber Costa

Estudantes do ITR devem retirar agenda do estudante na Sala do Protocolo
(KLEBER COSTA)

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) iniciou a distribuição das agendas no Campus Três Rios. Os estudantes do Instituto poderão retirar seu exemplar na Sala de Protocolo, de 16 às 21h. Para isso, basta apresentar um documento de identificação ou a carteirinha estudantil. Na edição 2015, o modelo tem como tema as origens e memórias centenárias da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O organizador foi produzido pela Assessoria de Comunicação da PROGRAD, sob o comando da jornalista Sabrina Dias e da estagiária Cynthia Dias. A agenda possui imagens antigas que ajudam a contar um pouco da história da Rural.

Os Câmpus Seropédica e Nova Iguaçu também estão distribuindo o organizador aos seus alunos. Em Seropédica, os estudantes podem fazer a retirada na PROGRAD, sala 96 do Pavilhão Central (P1). Já em Nova Iguaçu a distribuição é feita no Núcleo de Apoio à Graduação, na sala 211 do Bloco Multimídia. É necessário apresentar um documento de identificação, como a carteirinha estudantil. A quantidade de exemplares é limitada.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Nagrad-NI inicia distribuição das agendas para estudantes do IM

Por Kleber Costa

Retirada será feita no Núcleo de Apoio à Graduação
(KLEBER COSTA)
A Pró-Reitoria de Graduação, através do Núcleo de Apoio à Graduação do Câmpus Nova Iguaçu (NAGRAD-NI), inicia hoje (18), a distribuição das Agendas do Estudante, para alunos do Instituto Multidisciplinar. Os exemplares estão disponíveis para retirada na sala 211 do Bloco Multimídia, basta apresentar um documento com foto ou a carteirinha estudantil. A quantidade é limitada. Nesta edição, o modelo tem como tema as origens e memórias centenárias da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O organizador produzido pela Assessoria de Comunicação da PROGRAD, sob o comando da jornalista Sabrina Dias e da estagiária Cynthia Dias, possui imagens antigas que ajudam a contar um pouco da história da Rural.

Em função da greve dos servidores técnico-administrativos e consequente redução no quadro de funcionários, o NAGRAD-NI está funcionando em horário reduzido. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, de 13 às 16h e de 18 às 21h, até o fim da paralisação. O Câmpus Três Rios iniciará a distribuição em breve.


DISTRIBUIÇÃO DAS AGENDAS 2015 EM SEROPÉDICA

Os universitários do Campus Sede podem retirar seu exemplar na sala 96, do Pavilhão Central (P1). Assim como em Nova Iguaçu, o estudante deve apresentar um documento com foto ou a carteirinha estudantil. Nesta primeira tiragem, 450 unidades foram disponibilizadas. 

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Prorrogadas inscrições para bolsas de apoio técnico na Prograd

NOTA DE PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DO EDITAL DE SELEÇÃO PARA
BOLSISTAS DE BELAS ARTES E COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO

As inscrições para bolsas de apoio técnico-acadêmico para a Assessoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) foram prorrogadas até o dia 19/06, próxima sexta-feira, até as 14h. A análise de documentação e a divulgação dos selecionados para a entrevista acontecerá até as 17h do dia 19, sexta.

Lançamento do livro "Rubro Lúdico"

Por Kleber Costa

Na próxima quarta-feira (24), às 16h, a Sala de Cultura sediará o lançamento do livro “Rubro Lúdico” de um estudante de psicologia da Rural. Na obra, o autor “Tiago Sturião reinventa a estética da palavra através da comunicação extraverbal explorando novos sentidos de forma e ritmo dos vocábulos como se fossem organismos vivos. A narrativa de caráter concretista expõe formas renovadas de sensibilidade e de experiência verbovisual, sem preocupações com a estética tradicional da narrativa em prosa ou verso, oferecendo assim ao leitor possibilidades de múltiplas percepções do texto. Rubro Lúdico é uma obra de vanguarda, vertiginosamente profunda, sentimental e ao mesmo tempo crítica. Certamente representa a expressão de mundo da geração artística contemporânea”, Cléo Ohana (prólogo do livro).

terça-feira, 16 de junho de 2015

PROAES vai distribuir quentinhas aos estudantes de Seropédica

Por Kleber Costa

Refeições serão distribuídas fechadas a partir de quinta, 18
(REPRODUÇÃO)
A partir da próxima quinta-feira (18), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, através da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), começará a distribuir refeições transportadas (quentinhas) aos estudantes do Campus Seropédica. O local da distribuição será divulgado em breve. O atendimento será exclusivo aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação e técnico do Campus Seropédica. A venda de tickets será retomada a partir de amanhã (17), de 8 às 15h. O serviço se deve à greve dos servidores técnico-administrativos da Instituição.

A PROAES ressalva que as refeições serão entregues aos estudantes em embalagens fechadas, da mesma forma como serão recebidas da empresa. O fornecimento vai acontecer até o final do período letivo e retomado no início do período 2015.II, caso a greve da categoria dos técnico-administrativos não tenha terminado. Já na ocorrência da deflagração da greve docente, o fornecimento das quentinhas será interrompido.

O acompanhamento do processo de produção e entrega das refeições é de responsabilidade de um nutricionista da empresa. Já a distribuição das quentinhas está a cargo da coordenação do RU-Campus Seropédica. A empresa “Premier Comércio de Alimentos LTDA”, situada em Campo Grande, no Rio, é a responsável por prestar o serviço.



PROGRAD suspenderá atendimento durante matrículas do SiSU

Por Kleber Costa


A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) comunica que estará realizando a matrícula dos candidatos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2015.2 nos dias 19, 22 e 23 de junho. Por causa disso, a PROGRAD não estará realizando atendimento interno e externo, devido à redução do quadro de funcionários, em consequência da greve dos servidores técnico-administrativos. Solicitamos que as solicitações, que se enquadram em situação de urgência/emergência, que estão sendo atendidas durante o período de greve, sejam feitas até a próxima quinta-feira ou após o encerramento das matrículas, a partir dia 24, quarta-feira. 

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Oportunidade de estágio em Jornalismo e Belas Artes

Por Kleber Costa

A Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) está com inscrições abertas, até a próxima quarta-feira (17), para a seleção de um bolsista de Belas Artes e dois de Jornalismo. Os bolsistas de Comunicação darão suporte, dentre outras atividades, na cobertura jornalística de eventos, na elaboração de textos para os informativos da PROGRAD, na produção de conteúdo para as mídias sociais e na produção de material audiovisual. Já o bolsista de Belas Artes irá auxiliar na confecção de artes e ilustrações, na diagramação dos materiais impressos e em outras atividades.

Estudantes vão auxiliar na Assessoria de Comunicação da PROGRAD a partir de 1º de julho
(REPRODUÇÃO)

Os interessados podem acessar o edital para obter informações detalhadas, basta clicar aqui. Os candidatos devem estar regularmente matriculados em seus respectivos cursos de graduação. Para os estudantes de jornalismo é necessário estar cursando a partir do 3º período. Conhecimentos do Pacote Adobe será um diferencial. Já para os graduandos em Belas Artes é solicitado estar cursando preferencialmente a partir do 5º período e seguir o eixo de ilustração ou ter conhecimentos do Pacote Adobe, especialmente dos programas Photoshop, InDesign e Illustrator ou Corel Draw.


Está prevista a realização de entrevistas e avaliações práticas classificatórias. As atividades terão início no dia 1º de julho. A carga horária é de 16 horas semanais e será cumprida entre o horário de 8 às 12h e de 13 às 17h. A remuneração é de R$ 320,00 mensais. Qualquer dúvida poderá ser esclarecida através do e-mail: comunicacao.prograd@gmail.com.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Multiconsultoria recebe inscrições para seleção 2015.2

Por Kleber Costa

A Empresa Júnior do Curso de Administração da UFRRJ, Multiconsultoria, está com processo seletivo aberto para estudantes de seis graduações até a próxima terça-feira (16). Universitários de Administração de Empresas e Pública, Ciências Contábeis e Econômicas, Jornalismo e Psicologia poderão participar da seleção 2015.2.


Os interessados em concorrer a uma vaga na Multiconsultoria poderão se inscrever na sede da Empresa Júnior, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) – ao lado da xerox – ou clicando aqui. Esta é uma ótima oportunidade para colocar em prática os aprendizados da sala de aula, além de adquirir novos aprendizados.

RU distribuirá kits de alimentos em Seropédica

Por Kleber Costa

Bolsistas e alojados serão contemplados
(REPRODUÇÃO)
Os estudantes do Campus Seropédica, que são bolsistas de alimentação e/ou alojados, poderão retirar kits de alimentos (cestas) no Restaurante Universitário (RU), conforme informa a Coordenação do RU.


A distribuição dos kits será feita por ordem de chegada, iniciando às 10h de hoje. O término está previsto para as 14h. A ação faz parte da continuidade de encaminhamentos acordados anteriormente entre a Administração da Rural e o Diretório Central dos Estudantes.

terça-feira, 9 de junho de 2015

NAGRAD-IM funcionará em horário reduzido durante a greve

Por Kleber Costa


Em função da greve dos servidores técnico-administrativos e consequente redução no quadro de funcionários, a PROGRAD informa que o Núcleo de Apoio à Graduação do Campus Nova Iguaçu (NAGRAD-IM) funcionará em horário reduzido. O público poderá procurar atendimento de segunda à sexta-feira, de 13 às 16h e de 18 às 21h, até o fim da paralisação. 

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Estudantes podem retirar a agenda 2015 na PROGRAD

Por Kleber Costa
Para retirar o exemplar, o aluno deverá apresentar um documento com foto
(KLEBER COSTA)

A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) está distribuindo para os estudantes do Campus Seropédica a agenda 2015. Nesta edição, o modelo tem como tema as origens e memórias centenárias da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O organizador produzido pelo setor de comunicação da PROGRAD, sob o comando da jornalista Sabrina Dias e da estagiária Cynthia Dias, possui imagens antigas que ajudam a contar um pouco da história da Rural.

A partir de hoje (8), os universitários do Campus Sede podem retirar seu exemplar na sala 96, do Pavilhão Central (P1). Basta apresentar um documento com foto ou a carteirinha estudantil. Nesta primeira tiragem, 450 unidades estão sendo disponibilizadas. E, em breve, os Campi Nova Iguaçu e Três Rios também receberão as agendas e seus alunos serão contemplados.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

UFRRJ ofertará 1.490 vagas para o segundo semestre de 2015

Por Kleber Costa


Nesta edição do SiSU, quase 56 mil vagas serão ofertadas
(REPRODUÇÃO)
A partir da próxima segunda-feira, dia 8 de junho, o Ministério da Educação passará a receber as inscrições para o SiSU. O Sistema de Seleção Unificada é o responsável por disponibilizar, neste edital, 55.576 vagas de graduação em 72 instituições públicas de ensino superior. As ofertas estarão disponíveis em 245 municípios situados em 25 estados, até o dia 10 de junho. Na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro serão abertas 1.490 vagas para 37 cursos de graduação nos campi de Seropédica e Nova Iguaçu. E este período vem com uma novidade.

Um novo curso será oferecido pela Rural. É Serviço Social, com a oferta de 40 vagas, já para o segundo semestre de 2015. Com aulas distribuídas em período integral, Serviço Social será alocado no Campus Seropédica, no lugar do curso de Economia Doméstica, que está sendo descontinuado pela Instituição. 

RELAÇÃO DE VAGAS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL
Desde ontem (2), é possível acessar ao SiSU para verificar a oferta de vagas em todas as instituições participantes. Durante a busca, é possível filtrar as ofertas por nome de curso, do município ou da instituição, dependendo do interesse do candidato.

Para se inscrever efetivamente no sistema, o concorrente deverá fazer a inscrição em um ou dois cursos de graduação, colocando em primeiro lugar a opção mais desejada, pois ele continuará a concorrer àquela vaga, mesmo se tiver sido aprovado na segunda escolha. Já quem for selecionado na primeira opção, deixará de concorrer automaticamente à alternativa secundária.

Somente os candidatos que tenham realizado as provas da edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) poderão concorrer às vagas. Já o ENEM 2015 recebe inscrições até a próxima sexta-feira, dia 5. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro e as notas serão utilizadas em 2016 para a ocupação de vagas de graduação em diversas instituições.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

PROGRAD informa sobre funcionamento durante a greve

Por Kleber Costa

A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) informa à comunidade universitária que a Divisão de Registros Acadêmicos, sala 96, e o Setor de Diplomas, sala 94, funcionarão em caráter especial, durante a greve dos servidores técnico-administrativos da Rural.


Em função da greve, os atendimentos serão realizados de 8 às 17hrs, com pausa para almoço entre 11h30 e 13hrs. Somente serão aceitas solicitações urgência/emergência com documentação comprobatória.